Ciência
16/08/2020 às 13:00•2 min de leitura
Sobremesas bem elaboradas e realísticas estão se tornando uma febre na internet, como os bolos com temática marinha e os com efeito de transparência. E para aqueles que adoram provar doces com um visual incrível, esta iguaria da Malásia com uma aparência caleidoscópica pode ser uma descoberta e tanto!
A típica sobremesa é chamada Kek Lapis Sarawak (em português, Bolo de Camadas Sarawak). Ela foi inspirada nos conhecidos bolos de espeto holandeses e nasceu no estado malasiano de Sarawak em 1970.
Estes bolos são extremamente elaborados, parecendo bem comuns por fora, mas quando cortados, revelam um intrincado show de cores e formatos. A parte interna dos bolos se assemelha muito a imagem promovida por um caleidoscópio, sendo a maior atração do prato.
Os belíssimo Kek Lapis Sarawak. (Fonte: Karen Chai/Kitchen Confidante)
O passo principal para produzir algo assim é ter muita criatividade e raciocínio lógico para mexer com formas geométricas. Isso porque as cores e os formatos são o que tornam o bolo algo tão único.
Fazer uma dessas sobremesas da Malásia pode levar entre quatro a oito horas, variando a partir da complexidade do interior e da experiência do confeiteiro. Mas qual o passo a passo para fazer um Bolo de Camadas Sarawak?
Cada camada do bolo deve ser assada por pelo menos dez minutos, antes que a próxima de uma tonalidade diferente seja colocada por cima. Como é possível ver no vídeo abaixo, é preciso assar várias massas para garantir um efeito bem bonito.
O processo intrincado de montagem precisa ser feito com todo cuidado, usando uma régua para medir e cortar cada camada no tamanho e padrão corretos, e depois unir os recortes utilizando leite condensado ou algum tipo de geleia.
Fazer essas incríveis sobremesas em formato de obra de arte pode ser muito trabalhoso, mas o resultado é gratificante. A dica que fica é: preparem-se bem antes de tentar, pois até os mais experientes confeiteiros podem acabar cometendo algum erro.