Artes/cultura
20/10/2020 às 05:00•2 min de leitura
Algumas tradições jamais saem de moda. Os concursos de miss persistem, através dos anos, como uma manifestação cultural que reúne multidões em torno da busca pela mulher mais bela. Um dos momentos mais esperados é o desfile dos trajes típicos, que revelam as características do local de origem das concorrentes.
Tão logo a Organização do Concurso de Miss México 2020 postou as fotos das concorrentes no Facebook, em ensaios com roupas estilizadas confeccionadas por designers do país, elas rapidamente se tornaram virais.
A novidade neste ano foi que as fotos oficiais com trajes típicos foram feitas em paisagens reais, fora dos estúdios. Ao retratar as representantes nos lugares onde habitam, os organizadores valorizaram a ligação entre terra e cultura.
Das 32 competidoras, 12 foram selecionadas para passar para a próxima fase. As seis escolhidas do público, através das redes sociais, foram: Miss Sonora, Miss Michoacan, Miss Guanajuato, Miss Estado de México, Miss Quintana Roo e Miss Guerrero.
As seis escolhidas pelos jurados foram: Miss Colima, Miss Sinaloa, Miss Coahuila , Miss Campeche, Miss Nayarit e Miss Oaxaca. A Grande Final do Miss México 2020 será realizada no dia 31 de outubro, no Salão Lago Di Como, em Chihuahua.
Refletindo a história do país, os trajes típicos mexicanos têm elementos nativos e europeus. As fibras tradicionais do México são o algodão, cascas e o agave.
Antes da chegada dos europeus ao continente americano, os mexicanos tingiam suas roupas com corantes naturais, que se refletem nas cores vibrantes observadas nos trajes típicos.
No entanto, a peça do vestuário mais conhecida no mundo é o sombrero mexicano, o chapéu alto e de aba larga tradicionalmente usado pelos vaqueros e mariachis.