Ciência
28/11/2020 às 14:00•2 min de leitura
O colorista de celebridades Jack Martin empenhou-se, há dois anos, numa missão difícil. Baseado em Los Angeles, cidade das estrelas, ele quer demonstrar que as mulheres, e não apenas os homens, têm o direito de exibir os seus cabelos grisalhos e não precisam continuar sendo “escravas das tinturas”. Vejam abaixo sete exemplos da técnica revolucionária.
O desafio é particularmente difícil em Hollywood, onde atores como Brad Pitt, George Clooney e Ben Affleck exibem orgulhosamente seus cabelos grisalhos e são chamados de “charmosos”, enquanto mulheres tão famosas e talentosas quanto eles são obrigadas a tingir seus fios brancos, simplesmente porque a expectativa da sociedade em relação a mulheres bonitas é que não tenham cabelos brancos.
Martin, que tem entre suas clientes diversas famosas, como a empresária Sharon Osbourne e a atriz e ativista Jane Fonda, desenvolveu uma técnica que permite que suas clientes abandonem gradualmente a tinta. Para comprovar isso, ele está postando nas redes sociais, fotos do antes e do depois dessas transformações empoderadoras.
Numa entrevista ao site Insider, Martin reconhece que as medidas de afastamento social determinadas pela pandemia “absolutamente” levaram um grande número de mulheres ao redor do mundo a decidir ficar naturalmente grisalhas.
No entanto, isso apenas acelerou uma grande revolução que já vinha ocorrendo no mundo, em que mulheres de todas as idades assumiram de vez os seus cabelos brancos. Mais do que uma questão de estilo, assumir os cabelos brancos é uma questão de aceitação e libertação.
Martin explica que o processo começa com um extrator de cores para remover qualquer vestígio de química artificial. Preservando as raízes grisalhas, ele então branqueia o resto do cabelo para prepará-lo para a nova cor.
A seguir, vem a parte mais importante: o colorista baseia a nova cor exatamente no padrão cinza natural do cabelo. Para saber isso, é preciso que as clientes só iniciem o procedimento já com sete a dezoito centímetros de raízes crescidas, para que Martin possa analisar a coloração natural de seus cabelos e recriar o padrão de todo o penteado.