Archie: por que o filho de Meghan e Harry não é um príncipe?

11/03/2021 às 08:002 min de leitura

Após anunciarem renúncia aos cargos seniores na realeza britânica no início de 2021, o Príncipe Harry e a atriz Meghan Markle entraram em uma nova polêmica nas últimas semanas. Em entrevista para a apresentadora Oprah Winfrey, a Duquesa de Sussex questionou os motivos do seu primogênito, Archie, não ter recebido qualquer título de nobreza.

Segundo Meghan, seu filho de 1 ano teria sido esnobado pela família real devido às especulações sobre a cor da sua pele, visto que o menino é considerado mestiço por conta da ascendência afro-americana da mãe. Atualmente, a criança é a sétima na linha de sucessão ao trono do Reino Unido.

Por que Archie não é um príncipe?

(Fonte: Sussexroyal/Instagram)(Fonte: Sussexroyal/Instagram)

Mesmo podendo um dia ter direito ao posto de comandante da Coroa, Archie Harrison jamais ganhou o direito de exibir o título de príncipe por conta das regras criadas pelo antigo rei George V há mais de um século. Conforme apresentado pelo artigo do jornal The Mirror, somente o filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales possuem esse direito.

Sendo assim, apenas o primogênito do príncipe William, George, é quem tem direito ao título de nobreza. Com 7 anos de idade, o neto do príncipe de Gales, Charles, é o único que se encaixa nos requisitos estabelecidos por George V. Atualmente, a criança de William e Kate Middleton ocupa o terceiro lugar na linha de sucessão ao trono.

Porém, Charlotte e Louis, os outros dois filhos do casal, acabaram ganhando o título de princesa e príncipe devido uma Carta-Patente emitida pela Rainha Elizabeth II em 2013, assegurando o rótulo para todos os filhos do duque de Cambridge. A decisão serviu para alimentar mais polêmicas sobre o tema.

Problemas na família real

(Fonte: CBS/Reprodução)(Fonte: CBS/Reprodução)

Mesmo sem ser chamado de príncipe, Archie poderia ter se tornado conde de Dumbarton ou até mesmo ser chamado de lorde Archie Mountbatten-Windsor. Contudo, enquanto ainda fazia parte da família real, Harry enfatizou desejar que seu filho fosse uma "pessoa normal" e pudesse viver longe do fardo de ser um príncipe.

Na visão de Meghan, entretanto, tem sido negado ao garoto um direito de nascença. Para a norte-americana, a nomeação a realeza envolve um quesito de segurança, visto que os membros da realeza possuem direito a proteção policial. A ex-atriz também ressaltou que a decisão teria sido embasada em racismo, já que um membro da família real teria mostrado "preocupações" sobre o "quão escura" seria a pele de Archie quando ainda estava grávida.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: