
Artes/cultura
22/06/2021 às 06:30•2 min de leitura
Um pirarucu gigante, com quase 3 metros de comprimento e pesando mais de 200 kg, foi capturado no estado do Amazonas. O peixe grandioso, cuja idade estimada é de 30 anos, deverá ser exposto ao público em breve, após a realização da sua taxonomia, para provar que não se trata de uma história de pescador.
O “maior pirarucu do mundo” foi pescado em novembro de 2020, mas só teve a sua existência revelada na última terça-feira (15), após ser descoberto em um frigorífico de Manaus. De acordo com o site BNC Amazonas, a sua captura ocorreu na ilha de Mameloca, em Japurá, que fica a 747 km de distância da capital amazonense.
As dimensões do peixe capturado por ribeirinhos impressionam. São 2,9 metros de comprimento e 220 kg, sem as vísceras, enquanto a cabeça mede 69 centímetros. A nadadeira peitoral tem 40 centímetros de comprimento por 30 centímetros de largura, a nadadeira caudal tem 75 centímetros e as suas escamas podem chegar a 12 centímetros.
(Fonte: BNC Amazonas/Reprodução)
Cedido pelos pescadores à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), o peixe gigante exige uma estrutura enorme para ser armazenado e transportado. No caso do transporte, é preciso reunir pelo menos seis homens para superar as dificuldades e carregá-lo com segurança.
Uma espécie bastante antiga, que chegou a conviver com os dinossauros, o gigante pré-histórico, como ele também é conhecido, corria risco de extinção. Por causa disso, a pesca do pirarucu foi proibida, mas uma técnica utilizada no Amazonas tem contribuído para que ele volte a povoar os rios da região Norte.
Trata-se da pesca de manejo, que ajudou a tirá-lo do risco de extinção nas áreas em que é aplicada, aumentando os cardumes e o tamanho dos animais. A técnica permite a pesca em períodos específicos, fora da época de reprodução, determinando a quantidade para cada pescador e tamanhos mínimos de captura, preservando os mais jovens.
(Fonte: BNC Amazonas/Reprodução)
Segundo o engenheiro de pesca Renilton Solarth, especialista em manejos de pesca, o exemplar gigante capturado recentemente é uma prova de que a técnica funciona. Por isso, o governo do estado busca parcerias para empalhar o “maior pirarucu do mundo” e fazer uma exposição aberta ao público.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.
Tem dificuldade em se enturmar em festas? Esse truque pode ajudar.
Uma bicicleta ativa princípios complexos da física, além de agir em nosso corpo.