Estilo de vida
13/07/2021 às 13:00•2 min de leitura
Muitas pessoas têm o costume de ler um livro antes de dormir, deitadas na cama. Fazer isso é muito agradável, especialmente com bastantes cobertores, nesse inverno infernal que está fazendo no Brasil. Contudo, quem nunca caiu no sono sem conseguir terminar um capítulo? Começamos a história no livro, mas ela termina mesmo nos nossos sonhos!
É um fato que a leitura na cama ajuda a pegar no sono. Mas por que isso acontece?
Imagem: Freepik
O portal gringo Refinery29 fez essa pergunta para o Dr. Raman Malhotra, neurologista e membro da Academia Americana de Medicina do Sono. De forma geral, a leitura é uma atividade mais calma e relaxante do que as outras coisas que realizamos no nosso dia a dia. Ler linha após linha também ajuda a cansar os olhos e criar o clima para o sono.
Além disso, as histórias dos livros desviam a cabeça das preocupações com trabalho, família e outras coisas, que podem estar mantendo você acordado. Por fim, as pessoas geralmente escolhem um lugar calmo e silencioso para a leitura — às vezes com a meia luz de um abajur —, o que também é ideal para chamar o sono.
Esse fenômeno ocorre, em especial, com o bom e velho livro físico, em suas páginas de papel. Alguns tipos de leitores digitais podem não causar o mesmo efeito positivo para o sono, caso eles emitam luz azul no seu rosto — as luzes das telas atrapalham o sono.
Imagem: Freepik
O Dr. Malhotra explica que a leitura é uma atividade perfeita para por seu corpo "no clima" de uma boa noite de sono. "Isso permite que sua mente tenha um tempo para relaxar e descansar, antes que você desligue as luzes para cair no sono", diz ele.
Sendo assim, largar o celular e pegar um livro é uma atividade altamente recomendada para pessoas que têm insônia. Prefira um livro que não seja muito emocionante e que não faça você ficar mais desperto, é claro, como uma obra de suspense.
Por outro lado, caso você queira realmente aproveitar algum livro, sem cair no sono a cada duas ou três páginas, os especialistas recomendam aumentar o brilho da luz, ler sentado e não deitado, além de procurar outros horários para a atividade.