
Ciência
20/03/2022 às 10:00•2 min de leitura
A vida sem vasos sanitários certamente seria muito difícil. Mas a invenção dessa importante tecnologia, com a qual não conseguimos viver sem, está cercada por muitas controvérsias.
O vaso moderno data cerca de 500 anos. Porém, antes disso, várias civilizações antigas haviam pensado em formas de eliminar seus dejetos e manter seus espaços domésticos limpos. Mas todos eles dependiam da gravidade: eram o que chamamos de penicos, ou então sistemas que consistiam em depositar os resíduos no chão.
Os banheiros modernos só foram existir com a invenção do sistema de esgoto, na era vitoriana, na Grã-Bretanha. A criação deste aparelho costuma ser creditada ao engenheiro Thomas Crapper (de cujo nome, aliás, derivou a palavra "crap", que costuma ser associada a fezes). Mas este é só o começo desta história bizarramente complicada.
(Fonte: SSPL/Getty Images)
Ainda que Crapper quase sempre receba os louros, a verdade é que o primeiro inventor do vaso sanitário com descarga foi Sir John Harington (curiosidade: ele era afilhado da rainha Elizabeth I e é um parente distante do ator Kit Harington, de Game of Thrones), em 1596.
Neste ano, o nobre descreveu a sua invenção em um panfleto satírico, intitulado “A New Discourse of a Stale Subject Called the Metamorphosis of Ajax" — "Um novo discurso sobre um assunto obsoleto: a metamorfose de Ajax", em tradução livre. Havia ali um trocadilho entre "Ajax" e "a jakes", que era uma gíria usada para as privadas precárias que existiam.
Seu projeto consistia num aparelho oval revestido de cera, piche e resina, com 60 centímetros de profundidade, e precisava de 7,5 galões de água para funcionar. Era o primeiro protótipo de uma descarga. Depois dele mesmo, a primeira pessoa a receber o Ajax (nome dado à invenção) foi, claro, sua madrinha, a rainha Elizabeth I. Ainda assim, como havia uma ligação direta com os dejetos, o fedor vindo do lixo e das fezes continuava chegando até o banheiro.
O design criado por Sir Harington não era dos mais arrojados: acabava ficando muito próximo de um penico comum. Foi um relojoeiro chamado Alexander Cumming que criou um design de curva em S, em 1775, que começava a solucionar o problema do fedor.
(Fonte: The Richard H. Driehaus Museum)
A popularização do vaso sanitário só começaria a ocorrer no século XIX. Em 1851, um encanador chamado George Jennings instalou os primeiros banheiros públicos no Hyde Park de Londres. Além do vaso, os banheiros tinham toalha, pente e graxa para os sapatos.
No entanto, a fama viria apenas para Thomas Crapper, o engenheiro que comercializou e popularizou o aparelho. Crapper recebeu uma encomenda do príncipe Edward em 1861 para que produzisse vasos para o palácio real. Em 1880, com a adequação final do sistema de esgoto em Londres, os banheiros finalmente se tornaram inodoros.
Ainda que Thomas Crapper não tenha inventado de fato a tecnologia, ele a aprimorou. Uma de suas criações é a ballcock, uma pequena válvula flutuante que existe dentro de alguns vasos que impede que o tanque transborde. O engenheiro detinha nove patentes ao todo, incluindo projetos para vasos sanitários, tampas de bueiros, juntas de tubos e melhorias de drenos.
Uma curiosidade é que, se você for a Londres, ainda poderá encontrar alguns bueiros dos banheiros originais de Thomas Crapper com o seu sobrenome gravado. Na Abadia de Westminster, é possível passar por um deles, e há alguns banheiros ainda espalhados pela cidade. Ao lado de fora da antiga casa do engenheiro, no bairro de Bromley, também há uma placa que homenageia este londrino por suas contribuições à cidade.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.
Tem dificuldade em se enturmar em festas? Esse truque pode ajudar.
Uma bicicleta ativa princípios complexos da física, além de agir em nosso corpo.