Como os bebês sobreviviam no passado?

13/09/2022 às 04:002 min de leitura

Se ser mãe já não é um processo nem um pouco fácil no século XXI, você já parou para pensar como essa missão podia ser incrivelmente mais difícil para os nossos antepassados? Afinal, nem sempre a humanidade contou com os mesmos recursos de saúde e as taxas de mortalidade infantil já foram infinitamente maiores do que são hoje.

Antigamente, a expectativa de vida de um ser humano também não chegava perto da de uma pessoa nascida na última década. Então, como é que as mamães de recém-nascidos faziam para que os seus bebês sobrevivessem no passado? Ao longo dos próximos parágrafos, nós falaremos um pouco sobre os desafios dos cuidados maternos em diferentes épocas da história!

Pré-história

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Há 12 mil anos, quando os neandertais perdiam espaço para os Homo sapiens socialmente organizados, os pais precisavam lidar com taxas de mortalidade incríveis e o constante medo de serem atacados por algum grande predador. Afinal, a pré-história era dividida entre o dia da caça e o do caçador.

Os bebês eram amarrados nas costas ou no peito de suas mães quando elas precisavam se locomover de um canto para outro. De acordo com uma vertente de psicólogos, isso inclusive era uma medida que tornava esses jovens mais empáticos, uma vez que o contato pele com pele é crucial para o desenvolvimento do cérebro infantil.

Em tribos maiores de humanos, qualquer pessoa poderia servir como "pai substituto" para um casal necessitado. Afinal, uma pessoa cansada não poderia contribuir para o dia a dia da aldeia e não seria de grande ajuda. Logo, foi assim que as responsabilidades da comunidade passaram a ser divididas por gênero.

Idade Média

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na Era Medieval, os bebês passaram a ser cuidados de outra forma. Ao contrário do que acontecia na pré-história, agora era mais comum que essas crianças passassem mais tempo no berço do que com as mães — exceto quando era necessário que as mulheres realizassem alguma tarefa fora de casa.

Foi nesse período que a humanidade desenvolveu a técnica de "embrulhá-los" em panos e cobertores para que as crianças ficassem longe do perigo e protegidas do frio. A mãe do bebê era normalmente sua principal cuidadora, principalmente em famílias mais pobres. Em famílias mais abastadas, outros membros da família ou cuidadores poderiam ajudar.

Caso uma mãe morresse ou tivesse muito doente para cuidar do seu filho, era comum que uma ama de leite fosse contratada para ajudar na situação. Como não era nem um pouco anormal que enfermeiras fossem usadas em diversos lares de famílias ricas, é possível supor que muitos jovens cresceram longe do afeto de suas mães nesse período histórico. 

Era Vitoriana

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Era Vitoriana foi uma época de grande revolução para os cuidados infantis. A partir da década de 1830, os vitorianos aprovaram uma variedade de leis destinadas a proteger o bem-estar das crianças no trabalho, na escola e em suas casas. Esse ativismo foi motivado pela ideia crescente de que os jovens são criaturas inocentes que devem ser protegidas do mundo adulto — podendo desfrutar a infância livremente.

A Inglaterra de Vitória era uma sociedade dominada por crianças e um a cada três de seus súditos tinha menos de 15 anos. Logo, era comum que famílias grandes pipocassem por todos os lados, embora mais informações sobre contracepção se tornaram disponíveis. 

Ao mesmo tempo em que novas medidas visavam proteger os mais jovens, essas leis não pareciam valer para os mais pobres. Esses crianças eram colocadas para trabalhar desde cedo em fábricas têxteis e minas de carvão, onde a condição de trabalho era precária e até mesmo mortal. Pode-se até mesmo dizer que a alta quantidade de exploração infantil naquele período foi o que provocou a revolução que impactaria nossa sociedade até hoje. 


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: