Artes/cultura
17/10/2022 às 02:00•3 min de leitura
Você pode até não ser o maior viajante, mas quase todo turista que cruza longas distâncias acaba por utilizar os aeroportos, estejam eles no seu país ou no exterior. Foi a partir dessa conclusão que a consultoria britânica Skytrax, especializada no setor aéreo, atuando no suporte a aeroportos e companhias aéreas, criou o World Airport Awards, misto entre pesquisa e prêmio.
Realizado desde 1999, ele é fruto de uma extensa pesquisa online na qual qualquer pessoa pode participar, desde que compartilhe suas impressões sobre 30 fatores considerados essenciais sobre aeroportos. Os melhores colocados em 2022 foram anunciados em junho, e hoje apresentamos a vocês os primeiros colocados. Confira.
(Fonte: Paris Aeroport/Reprodução)
Único aeroporto dessa lista dos melhores do mundo a não estar na Ásia, o Charles de Gaulle é o principal da capital francesa e o maior aeroporto internacional do país. Foi inaugurado em 1974, recebendo o nome de Charles de Gaulle, oficial do exército que comandou a resistência francesa contra a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com os dados mais recentes, o Charles de Gaulle é o nono aeroporto mais movimentado do mundo, e o segundo da Europa, em termos de passageiros. Em 2019, mais de 76 milhões de pessoas passaram pelos saguões do aeroporto.
(Fonte: Incheon Airport/Reprodução)
O quinto lugar na lista pertence ao Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul. É o maior do país e um dos mais movimentados do mundo. Na edição de 2021 do concurso, o Incheon havia ficado em quarto lugar.
Foi inaugurado em 2001, para substituir o antigo Aeroporto Internacional de Gimpo, que passou a receber apenas voos domésticos. Os dados mais recentes dizem que o aeroporto recebeu mais de 57 milhões de passageiros.
(Fonte: Narita Airport/Reprodução)
Inaugurado em 1978, o Aeroporto Internacional de Narita, também conhecido como Tokyo-Narita, é um dos principais aeroportos do país. Sua construção foi extremamente controversa, já que envolveu a desocupação de pessoas de suas casas e territórios sem consultas prévias.
Em contrapartida, a população conseguiu incluir uma medida que afeta diretamente o funcionamento do local, que deve ficar fechado entre meia-noite e 6 horas da manhã, de maneira a reduzir a poluição sonora na região. Os dados mais recentes afirmam que o Narita recebe, em média, 33 milhões de passageiros por ano.
(Fonte: Changi Airport/Reprodução)
O Aeroporto Changi é um dos maiores hubs da Ásia, presente na lista da Skytrax por quase dez anos consecutivos. O aeroporto, construído em 1981, é considerado um dos mais limpos do mundo. Ele fica localizado no extremo leste de Cingapura, próximo de muitos destinos asiáticos, o que o torna um aeroporto muito movimentado.
A quantidade média de passageiros que recebe é de 68 milhões por ano, colocando-o como o décimo oitavo aeroporto mais movimentado do mundo.
(Fonte: Haneda Airport/Reprodução)
Outro aeroporto japonês na lista, o Aeroporto Internacional de Tóquio, também conhecido como Haneda, é um dos maiores do país, base aérea das duas principais companhias da nação asiática. Inaugurado em 1931, foi o principal aeroporto japonês até 1978, quando passou a receber, majoritariamente, voos domésticos.
Em 2010, ganhou um novo terminal internacional, o que elevou o número de passageiros anuais significativamente. Atualmente, 87 milhões de pessoas passam pelos saguões do Haneda.
(Fonte: Hamad Airport/Reprodução)
A Copa do Mundo vem aí e o Aeroporto Internacional de Hamad será um dos mais movimentados. É o principal do Catar, tendo sido inaugurado em 2014 para substituir o de Doha. Apesar de ser a base da Qatar Airways e estar estrategicamente localizado, seu movimento é baixo quando comparado com outros integrantes desta lista.
Em 2021, recebeu 17 milhões de passageiros, menos que a média, que girava em torno dos 35 milhões, resultado direto da pandemia de coronavírus. A expectativa é que os jogos da Copa tragam muitos turistas ao país, que certamente passarão pelo aeroporto de Hamad.