Kuskoy: a vila turca que conversa por assobios

28/01/2023 às 05:002 min de leitura

Em uma remota aldeia nas regiões montanhosas acima da costa turca do Mar Negro, uma vila chama a atenção pelo seu estilo de comunicação: o assobio. Mas não são simples assobios para chamar atenção. Os aldeões de Kuskoy usam algo que chamam de "linguagem dos pássaros" para trocar mensagens entre si.

O local, habitado por agricultores que cultivam chá, milho, beterraba, além da criação de gado, possui um dialeto próprio que pode ser inteiramente traduzido durante os sons emitidos pelo canto soprado. Em determinados casos podem até mesmo criar seu código pessoal para confundir os bisbilhoteiros. Entenda como tudo isso funciona!

Assobio como língua

(Fonte: Peter Kenyon/NPR)(Fonte: Peter Kenyon/NPR)

Na maioria das línguas humanas, assobios são puramente usados para chamar a atenção. No entanto, o que acontece em Kuskoy é algo muito mais sofisticado e que carrega um significado bem maior do que isso. Segundo pesquisadores, essa é uma das 70 civilizações na Terra identificadas até o momento que podem usar assobios para se expressar com toda a flexibilidade de uma fala normal.

Um estudo publicado na revista Current Biology, inclusive, diz que esse tipo de linguagem desafia completamente a maneira como os cientistas há muito tempo entendem a capacidade do nosso cérebro em interpretar a linguagem. Porém, é preciso destacar que o dialeto usado nessa região é também uma adaptação do turco moderno.

Cada tom de apito representa uma sílaba diferente no idioma. Devido a essa estrutura, a linguagem assobiada pode ser facilmente atualizada para incluir novas palavras ou frases — o que permite que um grupo menor de indivíduos crie sua própria adaptação. “Temos uma sorte incrível de que tal linguagem realmente exista”, disse Onur Gunturkun, autor do estudo e professor da Ruhr University Bochum, na Alemanha.

Importância histórica

(Fonte: Turkish Ministry of Culture and Tourism/Reprodução)(Fonte: Turkish Ministry of Culture and Tourism/Reprodução)

Séculos atrás, esse idioma tornou-se essencial para conhecer os acontecimentos dentro dessa comunidade. O terreno acidentado ao longo da costa do Mar Negro dificulta até as viagens mais simples, o que significa que mesmo viajar à casa de seu vizinho é uma tarefa árdua.

Por esse motivo, o canto dos assobios é uma estratégia muito inteligente para que os aldeões de Kuskoy possam trocar informações sem estar um do lado do outro. Até o momento, o Guinness World Records afirma que o mais longe que uma voz conseguiu se propagar no mundo foi cerca de 100 metros. O assobio, no entanto, pode ser claramente ouvido a quilômetros de distância, tornando-se um atrativo para os moradores da região e virando uma forma chave de comunicação.

Graças à criação de tecnologias modernas como telefones celulares e internet, a linguagem está seriamente ameaçada. Mesmo assim, os assobiadores veteranos na Turquia estão determinados a passar essa habilidade para seus filhos e manter o idioma vivo na cultura de Kuskoy. Enquanto isso, vários grupos de cientistas planejam continuar estudando como o cérebro é capaz de processar esse estranho tipo de linguagem. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: