Ciência
04/02/2023 às 10:00•2 min de leitura
Não importa a região do Brasil, você vai encontrar facilmente alguém comendo arroz e feijão no almoço ou na janta, uma das combinações favoritas do nosso povo. E assim como muitas outras coisas que vemos por aqui, ela também surgiu da combinação de duas culturas.
Seja feijão preto ou carioca, ele sempre será encontrado em conjunto com o arroz no Brasil. (Fonte: Shutterstock)
Se a pergunta acima está na sua cabeça, vamos à resposta. Apesar de não existir uma data exata para esse costume, estima-se que ele tenha iniciado em algum momento ainda no período em que o Brasil era uma colônia de Portugal.
Pouco após o descobrimento do nosso país, tanto portugueses quanto indígenas tinham o costume de comer feijão com farinha de mandioca – algo que também foi adotado quando escravos vindos da África desembarcaram em nosso país.
Entretanto, Portugal já tinha o costume de comer arroz, que era originário dos países asiáticos, de maneira separada. O livro História, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia, inclusive, menciona que os dois pratos ficaram mais próximos por volta de 1808. E qual é o motivo para isso? O rei D. João VI determinou que o arroz fosse incluído na alimentação dos soldados.
Foi com essa convivência dos soldados com os escravos que a combinação se criou, graças ao fato de o feijão já ser popular na alimentação diária do segundo grupo. Inclusive, a ideia de refogar o arroz com óleo, alho e cebola antes de cozinhá-lo foi dos africanos.
Leia também: Deixar o feijão de molho antes de cozinhar é correto?
(Fonte: Getty Images)
Ainda que algumas pesquisas indiquem a diminuição no consumo de arroz em detrimento de lanches e outros pratos ao longo dos anos, não há dúvidas de que o arroz e feijão ainda é o queridinho dos brasileiros.
Aliás, vale lembrar que somos o único povo do mundo a consumir arroz e feijão em uma base diária. Essa combinação até existe em outros países, mas é geralmente usada em momentos festivos ou no cotidiano de maneira mais esporádica.