Estilo de vida
15/02/2023 às 06:30•3 min de leitura
Você é do tipo de pessoa que nunca conseguiu se dar muito bem ao redor de gatos? Principalmente para quem viveu rodeado por cachorros a vida toda, estar em contato com os felinos pode parecer uma experiência muito mais complicada. Conquistá-los, então, parece ser uma missão completamente impossível.
No entanto, cientistas afirmam que não é tão difícil fazer amizade com um gato como a maioria de nós pensa. Então, se você estiver tentando se tornar amigo de um novo felino ou animal de estimação de um conhecido, conheça essas seis dicas apoiadas por pesquisas científicas sobre como se aproximar emocionalmente de um gato!
(Fonte: Pixabay)
Ao vermos uma bola de pelos tão fofinha como um gato, a primeira coisa em que pensamos é segurá-los, abraçá-los e fazer carinho. No entanto, segundo um estudo feito por pesquisadores suíços, a melhor forma de abordagem é deixar o gatinho dar o primeiro passo.
Em um experimento feito com 51 lares suíços com gatos de estimação, foi possível constatar que quando os humanos sentam e esperam pelo contato do felino, é muito mais provável que ele se aproxime e busque estabelecer uma relação.
(Fonte: Pixabay)
Normalmente, felinos que são amigáveis uns com os outros se cumprimentam estabelecendo um toque de nariz com nariz. Portanto, uma maneira de criar uma amizade com esse animal é imitar esse comportamento oferecendo a ponta do dedo de maneira não ameaçadora na altura do nariz, estando a alguns centímetros de distância.
A maioria dos gatos se aproximará para cheirar essa parte do seu corpo, e possivelmente até mesmo se esfregará no dedo. Caso esse contato seja bem sucedido, você terá feito uma saudação felina.
(Fonte: Pixabay)
Um grande erro que as pessoas cometem é insistir em uma aproximação com gatos que já se demonstraram incomodados em primeiro momento. Caso o felino não goste da sua ação — achatando as orelhas ou contraindo o rabo —, essa é a hora de você recuar e dar um tempo para que ele processe tudo que aconteceu.
Você não pode forçar um felino a gostar de ser manuseado. Porém, quando eles aprendem que você respeita seus termos, existe uma probabilidade muito maior dele confiar em você e querer mais atenção quando estiver pronto.
(Fonte: Getty Images)
Uma das coisas que os gatos menos gostam na vida é sentir tédio e não ter brincadeiras rotineiras para se entreter. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer para se tornar amigo de um gato é brincar com ele aos montes. Segundo um estudo de 2017, os felinos preferem a interação humana do que comida — sobretudo se envolver um brinquedo interativo.
Uma das principais escolhas é a famosa varinha com penas, cordas ou outros acessórios semelhantes a presas que eles encontrariam na natureza. Brincar diariamente com um gato é uma ótima forma de desenvolver um relacionamento.
(Fonte: Pixabay)
Se você se tornar dono de um gatinho ainda nos seus primeiros meses de vida, estudos mostram que é bastante positivo para a relação entre humanos e felinos quando os donos ajudam seus pets a se tornarem mais amigáveis em relação a outros da espécie.
A idade ideal para socializar um gato é entre 2 e 9 semanas. Gatos que passam por uma "socialização aprimorada" se tornavam muito mais afetuosos com seus donos e menos medrosos após um ano.
(Fonte: Pixabay)
Assim como os seres humanos, precisamos pensar que os gatos não vêm ao mundo com o mesmo padrão. Eles podem até mesmo repetir alguns comportamentos, mas cada gato possui uma personalidade que dificilmente será mudada. Obviamente, existem aqueles gatinhos que possuem muito mais facilidade de demonstrar afeto através do toque, enquanto outros preferem outro tipo de atenção.
Logo, se o comportamento do seu felino não for exatamente como você esperava, é preciso ter paciência e respeitá-lo por quem ele é.