Os 5 brinquedos mais perigosos em um parque de diversões

05/03/2023 às 09:003 min de leitura

Visitar um parque de diversões tende a ser uma experiência muito agradável e divertida entre amigos e familiares. Independente da sua faixa etária, é bem provável que você encontrará um brinquedo do seu agrado que trará boas memórias para o futuro. Para se ter ideia do sucesso desse tipo de entretenimento, estima-se que 324 milhões de pessoas visitam parques de diversões por ano somente nos Estados Unidos.

No entanto, nem tudo são flores. Como também estamos falando a respeito de maquinário complexo e brincadeiras que podem despertar o máximo de adrenalina, também existem uma série de acidentes que eventualmente acontecem nesse tipo de ambiente. Segundo o Conselho Nacional de Segurança dos EUA, cerca de 1,4 mil lesões relacionadas a passeios em parques de diversão ocorrem anualmente. Mas quais são os brinquedos mais perigosos? Veja só a lista que separamos para você!

5. Tobogãs de verão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os tobogãs nada mais são do que um tipo de brinquedo que permite aos usuários viajarem em um trenó de alta velocidade por uma rampa ou pista construída em um declive. Porém, um agravante para esse tipo de brinquedo é que os "pilotos" dos trenós raramente estão presos a alguma estrutura ou usam qualquer tipo de proteção para a cabeça — aumentando os riscos.

Em 2022, uma mulher entrou na Justiça contra um parque de diversões de Peruíbe, em São Paulo, após fraturar a perna em um tobogã. Ela precisou passar por uma cirurgia e colocou nove pinos, duas placas e um parafuso na altura do joelho. 

4. Montanha-russa de madeira

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Outro passeio com grande número de incidentes dentro dos parques de diversão são as tradicionais montanhas-russas de madeira. Estima-se que pelo menos 87 acidentes com lesões envolvendo esse brinquedo já aconteceram.

Inaugurada em 2000, a montanha-russa Son of Beast passou a figurar entre as dez melhores atrações dos Estados Unidos — sendo a única de madeira que contava com um loop vertical. Em 2006, no entanto, uma rachadura na sua pista criou um solavanco perigoso, fazendo com que os carros parassem bruscamente. Ao todo, 27 pessoas ficaram feridas por conta desse erro de estrutura.

3. Passeios de barco

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em geral, os passeios de barco dentro dos parques de diversão tendem a ser uma viagem refrescante para os dias quentes de verão. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que esse também pode ser um dos brinquedos mais perigosos de todos, principalmente por não possuir nenhum tipo de barra ou cinto de segurança para manter os passageiros no lugar.  Ao todo, 93 incidentes ocorreram nos EUA dentro desses barcos.

Na Austrália, o Thunder River Rapids era uma das atrações turísticas favoritas dos viajantes. O brinquedo consistia em jangadas circulares que giravam em um rio cheio de corredeiras. Em outubro de 2016, contudo, quatro passageiros do passeio morreram quando sua jangada capotou na esteira rolante e o maquinário continuou em movimento. 

2. Toboágua

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em parques de diversão aquáticos, os toboáguas tendem a ser as atrações principais das festas, dando a sensação de que você está descendo rapidamente por uma cascata. Contudo, não deixa de ser um dos brinquedos mais perigosos nesse tipo de ambiente.

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos EUA, 438 incidentes com lesões ocorreram em toboáguas nos Estados Unidos. Um exemplo disso foi o toboágua Verrückt, construído em Kansas City. Em 2016, um garoto de 10 anos foi arremessado para fora do brinquedo de 51 metros de altura, bateu a cabeça em um poste de metal e acabou falecendo.

1. Montanha-russa de aço

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

No topo da lista de brinquedos mais perigosos dentro dos parques de diversão, as montanhas-russas de aço já foram responsáveis por causar mais de 496 incidentes com lesões nos Estados Unidos em um único ano — alguns resultando em ferimentos graves ou até morte.

Ainda em operação, a montanha-russa Cyclone, em Coney Island, já deu alguns sustos em quem decidiu se aventurar nela. No dia da sua abertura em 2015, os vagões se aproximavam do ponto mais alto da montanha (25 metros), quando um problema mecânico interrompeu o passeio. Os passageiros foram forçados a evacuar e tiveram que descer o brinquedo a pé, enquanto se agarravam firmemente ao corrimão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: