Ciência
26/03/2023 às 09:00•2 min de leitura
Passar uma noite cantando no karaokê e seguir uma vida de artista profissional são coisas completamente distintas. Mesmo assim, basta uma noite de cantoria para você notar que repetir um grande esforço vocal todos os dias pode não ser algo tão simples quanto imaginávamos. Afinal, sem cuidado, é extremamente fácil para a garganta ficar irritada e enfrentarmos incômodos gigantescos.
Porém, por mais que os cantores e cantoras profissionais sejam treinados para terem os maiores cuidados possíveis com o seu maior instrumento de trabalho, lesões vocais eventualmente podem aparecer. E não são poucos os exemplos globais de artistas que já passaram por esse tipo de situação. Veja só cinco cantores que causaram sérios problemas as suas cordas vocais!
(Fonte: GettyImages)
Em outubro de 2011, a cantora Adele teve que cancelar uma turnê pelos Estados Unidos após descobrir um pólipo benigno causando hemorragia em uma de suas cordas vocais. Na época, ela chegou a temer que a lesão acabaria com sua carreira, uma vez que precisou passar por cirurgia e reaprender a cantar.
Adele ainda sofreu de bronquite na reta final da turnê, o que potencialmente prejudicou ainda mais sua voz. Tentando seguir o planejamento, ela forçou sua voz por mais tempo do que deveria, o que quase gerou danos irreversíveis nas cordas vocais.
(Fonte: GettyImages)
O cantor norte-americano John Meyer sofreu dois graves problemas nas suas cordas vocais ao longo de sua carreira. O primeiro deles aconteceu no final de 2011, quando ele precisou remover um granuloma de uma de suas cordas vocais, que nada mais é do que coleção localizada de células inflamatórias crônicas.
No começo de 2012, o problema reapareceu e Mayer precisou passar por uma nova cirurgia. Isso o forçou a fazer um "hiato indefinido" e também cancelar várias datas de sua turnê. Através de muito repouso e tratamentos intensivos, a situação se resolveu gradativamente.
(Fonte: GettyImages)
Conhecido por sempre ter sido um verdadeiro rockstar, Liam Gallagher — um dos irmãos fundadores da banda Oasis — teve seus momentos de excesso de álcool e drogas durante a juventude, sem contar o tabagismo desenfreado. Porém, isso nunca havia interrompido sua carreira.
Tantos anos sem autocuidado, no entanto, tiveram resultados em suas performances. Após terminar a banda com seu irmão Noel Gallagher, Liam voltou aos palcos com claros sinais de que sua voz já não era a mesma dos seus primeiros anos de trabalho.
(Fonte: GettyImages)
Com mais de 150 milhões de cópias vendidas no mundo todo, o cantor, ator e produtor Frank Sinatra tornou-se um ícone global. No entanto, a descoberta de nódulos vocais quase fez com que ele abandonasse sua carreira de uma vez por todas. Os nódulos das cordas vocais são formações benignas fibrosas resultantes de má colocação e do uso excessivo da voz em esforço.
Para tratar o problema, Sinatra optou por fazer um voto de silêncio de um mês inteiro. O descanso de quatro semanas foi o suficiente para que ele restaurasse a sua voz, recuperasse a confiança e voltasse aos palcos.
(Fonte: GettyImages)
Durante a turnê My World Tour de 2010, Justin Bieber apresentou problemas nas cordas vocais pela primeira vez em sua carreira. Por ser um artista que se apresentava com grande frequência — e por ser muito jovem —, ele passou a ter muita dificuldade para cantar algumas de suas músicas mais populares.
E esse foi um problema que se repetiu mais algumas vezes durante sua jornada. Porém, trabalhando com um treinador vocal e com mais algumas semanas de descanso, o artista recuperou-se e conseguiu retomar sua carreira.