Ciência
30/04/2023 às 07:00•3 min de leitura
Nós estamos sempre em busca de exemplos de quem nos espelhar. E, sem dúvida, as pessoas mais velhas que realizaram feitos incríveis são realmente admiráveis. Nesta lista, trazemos cinco indivíduos que concretizaram recordes inacreditáveis já em uma idade avançada!
(Fonte: Cover Asia Press/Narasinham Ve/Reprodução)
Em setembro de 2019, uma mulher indiana chamada Mangayamma Yaramat se tornou a mãe mais idosa que se tem registro na história. Aos 74 anos, ela pariu um casal de gêmeas.
Mas o processo não foi natural. Yaramat usou a fertilização in vitro para engravidar – o que quer dizer que a fecundação ocorreu fora do seu útero –, e também não se sabe se os óvulos pertenciam a ela.
No entanto, no Guinness está registrado outro nome: o título de "mãe mais velha do mundo" foi concedido à espanhola Maria del Carmen Bousada Lara, que deu à luz a gêmeos em 2006, poucos dias antes de completar 67 anos. Ela também usou o método da fertilização in vitro.
(Fonte: Jeff J Mitchell/Getty Images)
Fauja Singh entrou para a história ao se tornar o homem mais velho a completar uma maratona. Isso ocorreu em 2001, quando ele tinha 93 anos! O britânico de ascendência indiana se tornou um famoso corredor e seguiu competindo com o avançar da idade. Ele, inclusive, bateu vários recordes de corrida de pessoas centenárias.
Singh – que continua vivo até hoje, aos 112 anos – decidiu se aposentar das corridas aos 102 anos, após participar de uma prova de 10 km em Hong Kong, na China. Em 2020, ele foi imortalizado num livro infantil chamado Fauja Singh Keeps Going.
(Fonte: Guinnes World Records/Reprodução)
Cuidar do corpo parece ser uma chave para a longevidade e para manter a capacidade de realizar feitos incríveis. Jim Arrington, de 90 anos, foi reconhecido em 2018 pelo Guinness Book como o fisiculturista mais velho do mundo.
Morador de Venice, na California, Arrington nasceu em 1932 e conta que começou a malhar há 75 anos, para tentar combater uma asma. Mas ele tomou gosto pela coisa e nunca mais parou de treinar.
Em 2022, Jim chegou a posar nu para a revista Men's Health, exibindo seus músculos bem conservados. Ao longo de sua vida, ele participou de 60 competições e ganhou 16 títulos de fisiculturismo.
(Fonte: Guinnes World Records/Reprodução)
Pular de paraquedas não é para qualquer um, pois a atividade requer uma boa dose de coragem. Mas essa é uma característica que a sueca Rut Linnéa Ingegärd Larsson tem de sobra.
Em maio de 2022, ela fez um salto de paraquedas quando tinha nada menos que 103 anos e 259 dias de vida. Sendo assim, ela bateu o recorde anterior de Alfred Blaschke, que tinha 3 meses a menos de idade quando realizou o mesmo feito.
Curiosamente, Larsson só se interessou por paraquedismo quando tinha 90 anos, e pulou pela primeira vez no ano de 2020.
(Fonte: Tokyo Reporter)
A foto desta senhorinha simpática talvez não revele, mas esta japonesa, chamada Yuko Ogasawara, é a atriz de filmes adultos mais velha do mundo. Aos 86 anos, ela segue atuando em filmes adultos.
Sua história é curiosa. Ogasawara cresceu em Tóquio após a Segunda Guerra Mundial, se casou aos 24 anos e ficou viúva aos 59. Dona de um pequeno restaurante, uma vez ela conversou com um cliente que trabalhava na indústria pornô que mencionou que eles estavam procurando atores mais velhos.
Em 2016, Ogasawara fez sua estreia em um filme atuando como uma dona de casa cansada de se relacionar com o marido e que procura novos estímulos fora do casamento. Hoje, ela já atuou em mais de uma dúzia de filmes, mas costuma fazer apenas 2 obras por ano, para driblar o cansaço das gravações. Compreensível.