Artes/cultura
18/05/2024 às 17:00•3 min de leituraAtualizado em 18/05/2024 às 17:00
As multas por excesso de velocidade lideram o número de infrações cometidas no Brasil, segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF). Entre 2022 e 2023, esse número cresceu 132%, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Estudo da Insurify, empresa de comparação de seguros, demonstrou que a marca do carro que você dirige pode te influenciar a exceder os limites de velocidade.
Cruzando informações das marcas com as punições por tráfego em velocidade além do limite, dados de aproximadamente 4,6 milhões de motoristas, a empresa conseguiu detectar que marcas que possuem modelos esportivos de luxo possuem maior porcentagem de infrações. Segundo os pesquisadores, carros do tipo possuem manuseio mais ágil, o que leva motoristas a testarem seus limites, cedendo à tentação de conferir as capacidades dos carros. Conheça agora as marcas com mais infrações:
A centenária Mazda é a primeira de uma sequência de montadoras japonesas a entrar na lista de marcas de carro que podem te fazer ser multado. Ela também é um símbolo da revolução automobilística no país asiático, que se tornou um dos maiores produtores do mundo a partir da década de 1960.
Como suas conterrâneas, os modelos da Mazda são conhecidos por sua tecnologia de ponta. Após entrarem no mundo das corridas de velocidade, a marca passou a investir mais em modelos esportivos de luxo.
A pesquisa da Insurify demonstrou que eles elevam em 7,7% a probabilidade de um condutor ser multado.
Com 70 anos de mercado, a japonesa Subaru é conhecida por seus veículos de alto rendimento, graças às versões que contam com turbocompressor — um equipamento localizado junto aos motores de combustão que aumenta a potência do motor. Seus carros ficam em quarto lugar entre os que mais influenciam motoristas a extrapolar os limites de velocidade.
Uma explicação possível para isso é que os modelos da Subaru são muito tradicionais em esportes de corrida automotiva, principalmente ralis, fazendo com que seus condutores queiram testar a potência de seus turbocompressores tal qual um piloto.
A tradicional montadora alemã ficou em terceiro lugar entre marcas que mais influenciam motoristas a tomarem multa, segundo estudo da Insurify. Os carros da Volkswagen marcaram 8,3% de infrações no estudo. Uma explicação possível para isso pode ser encontrada na guinada da empresa a partir dos anos 2000, com a chegada de Bernd Pischetsrieder ao cargo de CEO do grupo.
A Volks, como é conhecida, passa a apostar em modelos conversíveis e com motores mais robustos, além de lançar diferentes SUVs de médio porte. Ela é a empresa mais tradicional entre todas as que apareceram no topo do estudo.
Marca nipo-japonesa, a Scion é uma subsidiária de automóveis de luxo da Toyota, criada em 2003 para atender o mercado norte-americano e canadense. Mesmo tendo sido extinta em 2016, quando foi absorvida pela matriz, a marca ainda ficou em segundo lugar com seus veículos, que aumentam em 8,4% a probabilidade de receber uma multa.
Entre os modelos com pior índice no estudo, o Scion FR-S levou 13,7% de seus proprietários a ganharem uma multa por cometerem uma infração. A divisão da montadora japonesa tinha como foco de mercado motoristas millennials, geração que gosta muito de carros, ainda que, percentualmente, esteja pouco disposta a gastar com eles.
Com pouco mais de 30 anos de mercado, a nipo-americana Infiniti é especializada em carros do segmento de luxo. Braço da japonesa Nissan, a marca ficou em primeiro lugar no estudo da Insurify, que apontou que os carros da empresa aumentam em 8,7% a chance de um motorista ser multado por excesso de velocidade.
Maior do que a porcentagem da marca foi o resultado de um modelo específico, o G37. No estudo da comparadora de seguros, o veículo da montadora chegou a 10,7% dos infratores. Automóvel de porte médio, ele foi lançado em 2007 e teve versões fabricadas até 2013, incluindo uma versão coupé.