Pessoas que citam as Olimpíadas no perfil de apps de namoro aumentam 133%
09/08/2024 às 14:00•2 min de leituraAtualizado em 09/08/2024 às 14:00
Olimpíadas, todo mundo sabe, não são sinônimo apenas de esportes, mas também de encontros amorosos e azaração para quem pode estar presente no país sede. Este ano, o aplicativo de relacionamentos Bumble registrou um aumento de 133% de pessoas que fazem menções a ‘Jogos Olímpicos’ nas suas biografias, mostrando que esse é um tema relevante para as conversas.
E isso somente na França. O aplicativo também verificou que quase um quarto (23%) dos solteiros franceses com idades entre 18 e 34 anos devem estar ativos em aplicativos de relacionamento durante o período de duração dos jogos.
Encontros na cidade do amor
Paris é conhecida como "a cidade do amor", por conta de seus cenários românticos retratados em muitos filmes. E durante o mês de julho e agosto, esse espírito de romance se soma à paixão pelos jogos e pelas trocas culturais proporcionadas por eles.
Outra pesquisa do Bumble revelou que 1 em cada 3 pessoas (33%) presentes no aplicativo está mais aberta a viajar e se relacionar com pessoas de fora de sua cidade atual. Ou seja, os pretendentes estão mais propensos a realizar encontros interculturais, seja online ou na chamada "vida real". De certa forma, pode-se dizer que as Olimpíadas abrem as pessoas para aquilo que é diferente.
Como aproveitar melhor os dates que ocorrem para além-mar
Os encontros interculturais estão em alta durante as Olimpíadas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)
Está no exterior e quer aproveitar um encontro com alguém estrangeiro? O Bumble fornece dicas do que é preciso cuidar para minimizar os choques culturais:
Cuidado com os estereótipos. É comum que a gente acredite em alguns estereótipos relacionados às pessoas vindas de outros países. Mas esteja atento que essa percepção é generalista e faz com que seu date não seja encarado como um indivíduo. "É muito importante evitar os estereótipos. Certifique-se de tratar as pessoas como indivíduos e não como representantes de sua cultura. Também é importante entender que pessoas de outras culturas podem ter estilos de comunicação diferentes dos seus; algumas podem ser mais diretas, enquanto outras podem se comunicar de forma mais indireta", opina Chantelle Otten, que trabalha no Bumble como sexóloga.
Atenção ao consentimento. Muitas vezes, os contatos amorosos e mesmo sexuais ocorrem de maneiras peculiares nas culturas. Por isso, é importante esclarecer bem o significado das palavras e dos gestos para evitar passar por situações desagradáveis, ou causar constrangimento ao outro. "É importante reconhecer que através das culturas não só temos palavras diferentes, mas muitas vezes significados diferentes para palavras que parecem similares à primeira vista. Por isso, especialmente em intercâmbios interculturais, uma boa comunicação reside no significado claro e na intenção por trás das palavras, mais do que nas palavras em si. Então não hesite em pedir esclarecimentos se não entender algo muito bem", afirma Shan Boodram, especialista em sexo e relacionamentos do Bumble.
Comunique-se claramente sobre a sua sexualidade. Falar sobre sexo é fundamental, ainda mais quando há algumas possíveis barreiras trazidas pelo idioma. "Com o consentimento do parceiro, discutam como suas culturas moldam suas visões sobre o sexo para se compreenderem melhor. Aprenda sobre as normas culturais da outra pessoa para demonstrar empatia e respeito. Sempre busque um consentimento claro e afirmativo, e verifique regularmente o conforto mútuo", pontua Chantelle Otten.
Preze pela segurança. Se tiver a oportunidade de marcar um encontro em outro país, siga aquelas dicas básicas: marque o date primeiro em um local público, não revele o endereço de sua acomodação e informe um amigo, familiar ou o recepcionista do hotel sobre o seu paradeiro. E garanta também que a pessoa avisada esteja ciente do seu fuso horário.