Artes/cultura
03/07/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 03/07/2024 às 12:00
A menos de um mês para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, uma ameaça pode comprometer a integridade, ou pelo menos, a limpeza das competições. Sob a hashtag #JeChieDansLaSeineLe23Juin (algo como "vou fazer cocô no Sena em 23 de junho" em português), os parisienses estão prometendo defecar em massa no icônico rio.
O protesto surgiu depois que os habitantes da capital francesa tomaram conhecimento dos gastos públicos destinados a tornar o famoso rio apto para a natação: nada menos do que 1,4 bilhão de euros, o equivalente a R$ 8,6 bilhões. Os investimentos foram feitos para que nadadores de maratona aquática e triatletas possam mergulhar nas águas do Sena.
Para piorar a situação, a Eau de Paris, empresa pública de abastecimento de água, declarou no final do mês passado que o rio continua testando níveis perigosos de poluição por E. coli em quatro seções diferentes pela terceira semana consecutiva. Segundo a Forbes, os valores de poluição detectados são quase o dobro do limite estabelecido pela Federação Mundial de Triatlo.
Famosos por seus protestos acalorados, os parisienses estão incomodados não somente pelo gasto, por enquanto infrutífero, para despoluir o Sena. Eles também se sentem pressionados com a proximidade do início dos jogos, e o impacto que o evento irá causar no transporte urbano e na segurança pública.
Mas a treta começou a partir de uma entrevista coletiva de imprensa no dia 19 de junho, na qual a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, comunicou sua intenção de mergulhar no rio parisiense, para provar que a água é própria para o banho e não representa nenhum risco para os competidores da Olimpíada.
Entre as autoridades que participariam do mergulho coletivo, estava até mesmo o presidente Emmanuel Macron, cuja popularidade está em baixa depois que extrema direita faturou recentemente o primeiro turno das eleições parlamentares da França. Com tanta urucubaca, logicamente que ninguém apareceu com sua touquinha de banho no dia do mergulho.
?? Installation en cours ???? #JeChieDansLaSeineLe23Juin pic.twitter.com/qrtjc1KeTj
— Philippe Du Russiet ???? (@PRussiet) May 23, 2024
Com a desistência das autoridades em se banhar no Sena, o #JeChieDansLaSeineLe23Juin pode ter sido adiado, quem sabe, para a véspera da abertura dos Jogos Olímpicos.
No site do movimento, foi até mesmo disponibilizado um algoritmo que calcula a hora exata em que o usuário tem que colocar o seu "pacote enfezado" para que ele chegue ao meio-dia no rio.
A essa altura, até mesmo o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, Tony Estanguet, antes superconfiante no uso do Sena, está admitindo que "condições chuvosas" podem adiar tanto a maratona aquática quanto o triatlo.