Artes/cultura
10/09/2019 às 12:00•1 min de leitura
Agora pessoas com deficiência visual podem caminhar pela cidade de maneira mais fácil e segura, isso porque o engenheiro Kursat Ceylan desenvolveu uma bengala inteligente, batizada de WeWalk. Ela usa sensores ultrassônicos para alertar ao usuário sobre objetos e obstáculos próximos por meio de vibrações no cabo.
Ceylan é CEO e cofundador da Young Guru Academy (YGA) – a organização turca sem fins lucrativos por trás do WeWalk – e também é cego, ou seja, conhece os desafios que essas pessoas enfrentam e, por isso, decidiu dedicar seu conhecimento para desenvolver algo que pudesse melhorar a vida desse público.
“Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas estão usando apenas uma vareta simples. Como cego, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída, não sei qual ônibus está se aproximando, quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk”, disse o engenheiro em entrevista à CNN.
Com o objetivo de tornar as pessoas com deficiência visual ainda mais independentes e protegê-las de objetos suspensos e obstáculos acima do nível do peito, a bengala inteligente pode ser emparelhada com o sistema Bluetooth de qualquer smartphone, também é integrado ao Voice Assistant e ao Google Maps.
O dispositivo, que custa quase US$ 500 (cerca de R$ 2.040), também é equipado com alto-falantes embutidos e sensores que enviam vibrações para alertar sobre os obstáculos e detalhes de infraestrutura que podem não ser facilmente detectados. Além disso, intenção da startup turca é que futuramente possa combinar a WeWalk com aplicativos de compartilhamento de carona e outros serviços de transporte.