Artes/cultura
28/03/2021 às 10:00•2 min de leitura
Já parou para pensar na forma em que o nosso corpo reage a certas emoções? A sensação de frio na barriga é uma das reações mais comuns. Mas por que será que ela acontece? Confira agora!
Fonte: Freepik/Divulgação
Quando estamos muito animados ou ansiosos, é comum sentirmos algo diferente no nosso estômago, conhecido como “frio na barriga”. Essa sensação acontece porque há uma redução no fluxo sanguíneo para determinados órgãos, incluindo o intestino.
Fonte: Freepik/Divulgação
Ao nos encontrarmos em uma situação em que a carga de adrenalina é muito alta, o nosso fluxo sanguíneo diminui, o que causa o frio na barriga.
Isso pode ocorrer quando entramos no nosso modo de “lutar ou fugir”, ou seja, quando nos sentimos ameaçados, nervosos ou em perigo.
Fonte: Pixabay/Divulgação
Cada corpo experimenta a sensação de formas diferentes, alguns mais intensos e outros podem chegar a não sentir nada.
Não ter a experiência do frio na barriga não significa que há algo de errado com a pessoa. O corpo dela pode reagir a situações de estresse e alto nível de adrenalina de maneiras distintas. Por exemplo, muitos relatam sentir alguma tontura ao entrar no seu modo “lutar ou fugir”.
Lembrando que esse estado é uma reação ao seu ambiente, ou seja, se você não se sente em perigo ou ansioso, provavelmente não terá essa sensação.
Dependendo da frequência, o frio na barriga pode até mesmo ser um sinal de um transtorno de ansiedade social.
Fonte: Pixabay/Divulgação
Não é só em situações ruins que essa sensação aparece. Quando estamos nos apaixonando é bem comum sentirmos o frio na barriga.
Isso porque o sentimento de se apaixonar pode ser desconhecido e um pouco assustador. Como resultado, nosso cérebro dispara sinais de estresse, o que pode ativar o nosso modo “lutar ou fugir”.