Artes/cultura
31/07/2021 às 10:00•2 min de leitura
Tomar aquela xícara de café quentinho pela manhã pode ser tudo que o corpo precisa para começar o dia com mais disposição. No entanto, talvez seja preciso um pouco de cuidado com isso: segundo um estudo conduzido por pesquisadores da University of South Australia, ingerir em excesso a bebida pode aumentar o risco de demência.
De acordo com Kitty Pham, candidata a doutorado na University of South Australia e responsável por liderar uma equipe de pesquisadores internacionais, as descobertas servem de alerta para os riscos que podem surgir com o consumo exagerado de café.
A pesquisa foi feita com base nos dados de 17.702 voluntários com idades entre 30 e 37 anos. Segundo os resultados do estudo, publicado recentemente na revista Nutritional Neuroscience, 53% dos participantes que bebiam mais de 6 xícaras da bebida por dia apresentaram aumento do risco de desenvolver demência.
Pesquisa trouxe novos insights sobre os riscos de exagerar no café.
Vale ressaltar que demência é um termo genérico usado para doenças neurodegenerativas e condições relacionadas à memória, sendo caracterizada por uma série de sintomas, como mudança de comportamento, disfunção cognitiva e perda da capacidade de reter e lembrar informações.
Também foi percebida a predominância de outras doenças neurológicas e mudanças físicas no cérebro das pessoas desse grupo. Por outro lado, apesar dos resultados, os pesquisadores dizem que ainda não é possível afirmar quais são os motivos que fazem o café estar relacionado à demência e a outros problemas, como o derrame.
Elina Hyppönen, diretora do Australian Centre for Precision Health, departamento da University of South Australia responsável pelo estudo, diz que a moderação no consumo é a chave. Segundo ela, consumir entre duas ou três xícaras de café por dia geralmente é algo positivo, mas é preciso ficar atento, pois se a ingestão da bebida for muito alta, é melhor repensar o hábito. Além disso, a pesquisadora sênior da universidade recomenda manter o corpo sempre hidratado e, se possível, tomar água após beber café.
Não exagerar é a recomendação para consumir café de forma saudável
Nesse sentido, estudos e pesquisas como essa podem ser muito úteis para os brasileiros. Afinal, por aqui, o café ocupa o segundo lugar das bebidas mais consumidas pela população, perdendo apenas para a água.