Ciência
26/12/2021 às 09:00•2 min de leitura
Nas últimas semanas, uma jovem capixaba viralizou no TikTok ao mostrar em um de seus vídeos algo que a afeta desde a infância. Roberta Santos, de 22 anos, tem língua geográfica — ou glossite migratória — condição que faz com que sua língua apresente manchas que variam em forma, tamanho e cor.
A desinformação fez com que Roberta recebesse inúmeros comentários negativos em sua página de pessoas que acreditavam ser falta de higiene aquilo que viam em seus vídeos. “Isso aqui é uma condição que dá na língua, que causa esses relevos. Não é uma questão de higiene. Às vezes ela arde, muda de aparência todo dia, mas não passa pra ninguém. É algo só meu”, expôs a jovem em um de seus vídeos.
Roberta Santos viralizou nas redes sociais ao expor língua geográfica.
A garota que, até então, não conhecia ninguém com o mesmo diagnóstico, passou a explicar aos seus seguidores sobre a língua geográfica e, em pouco tempo, uma grande rede de apoio se formou. Muitas pessoas descobriram que também tinham língua geográfica depois de assistir aos vídeos da capixaba.
Também conhecida como glossite migratória ou eritema migratório, a língua geográfica é uma condição benigna que afeta principalmente as mulheres e começa, geralmente, durante a infância.
Quando as papilas presentes na língua, por qualquer motivo, desaparecem, sua superfície ficará com pontos lisos, vermelhos e bordas elevadas. Estas manchas podem variar em tamanho e forma, e os contornos que se formam lembram um mapa geográfico, por isso o nome pelo qual a condição é conhecida.
Língua geográfica é uma condição benigna, que causa manchas semelhantes a um mapa na superfície da língua.
Não se sabe exatamente a causa da língua geográfica, mas ela pode ser associada a deficiências vitamínicas, asma, rinite, dermatite seborreica, estresse, dentre outros. A maioria das pessoas não apresenta sintomas, mas pode acontecer de haver ardência após a ingestão de alimentos com muito tempero, mais ácidos e bebidas alcoólicas.
Não há tratamento para a língua geográfica. No entanto, é possível tratar sintomas pontuais com analgésicos, caso for necessário. A tendência é que as manchas desapareçam com o tempo.