Por que estalar o corpo alivia a dor nas costas?

28/03/2022 às 13:002 min de leitura

Seja após um dia agitado, após horas atrás do volante ou sentado em frente à sua mesa de trabalho, já é quase natural que as pessoas façam movimentos para aliviar uma eventual dor nas costas, ou mesmo no pescoço.

Aqueles pequenos gemidos de prazer, resultado dos estalos quando movimenta o dorso ou gira o pescoço, são seguidos de uma sensação de alívio no corpo. Mas já se perguntou por que isso é tão satisfatório?

Por que é boa a sensação de estalar as costas?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Durante anos, a medicina não sabia explicar a razão para que estalar partes do corpo pudesse, por exemplo, aliviar a dor nas costas. Com o desenvolvimento da quiropraxia, descobriu-se que o que acontece ali é um processo fisiológico chamado de "tribonucleação", fenômeno que ocorre quando suas superfícies opostas são levadas a se separarem leve e rapidamente. 

Nesse momento, um lubrificante dentro da articulação gera uma pequena bolha de gás, que, ao estourar, provoca o estalo que ouvimos. O corpo recebe uma carga da endorfinas e outras substâncias químicas que ajudam o alívio da dor.

Ainda que estudos estejam procurando associar esse alívio como um efeito placebo, quiropratas afirmam que não é apenas isso, já que os movimentos nas articulações da colina ajudam mesmo a diminuir a dor e a melhorar a amplitude dos movimentos. Porém, também sinalizam que só o hábito de auto-manipulação não é eficaz.

O que é a quiropraxia?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A quiropraxia é uma área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e ossos, utilizando um conjunto de técnicas cujo objetivo visa, entre outras coisas, a redução de dor.

As técnicas de quiropraxia são indicadas ao tratamento para corrigir a postura corporal, dor nas costas e articulações, entre outras partes do corpo. Entre tantos benefícios, ela promove relaxamento e bem-estar, já que diminuem a tensão muscular, contribuindo para aumentar o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. É daí que vem aquela sensação de alívio.

Um bom quiroprata faz uma avaliação da sua postura e analisará suas articulações, tudo isso para verificar a flexibilidade dos seus movimentos corporais. É a partir dessa análise que ele poderá indicar um tratamento, que consistirá de um número de sessões adequadas ao tratamento de seu problema de saúde.

É seguro estalar as costas?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Estalar as costas (ou dedos das mãos, ou o pescoço) é inofensivo. Porém, fazer isso para aliviar a dor não é solução para má postura ou excesso de momentos sentado. Além disso, há outros fatores para a dor nas costas, como problemas nutricionais, má postura e questões relacionadas com sono.

Estalar seria como reiniciar um computador que está travando: ajuda, mas não corrige o problema. É importante que você movimente suas costas e demais partes do corpo através de alongamentos e atividades frequentes. Contudo, deixe os exercícios mais elaborados para serem feitos apenas por um profissional qualificado e após uma verificação minuciosa sobre qual é o seu problema efetivo.

As técnicas de quiropraxia, de fisioterapia e osteopatia são eficazes para controle da dor. Por esta razão, se estiver passando por problemas com dores musculares, nas articulações ou qualquer outra parte do corpo, não deixe de procurar um especialista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: