O que é o nanismo? Entenda a condição genética

31/08/2022 às 11:002 min de leitura

Aclamado pelo seu papel como Tyrion Lannister na série Game of Thrones, o ator Peter Dinklage é um ilustre exemplo de uma pessoa com nanismo. Mas o que é essa condição? Resumidamente, o nanismo é o resultado de uma mutação genética que faz uma pessoa ter baixa estatura.

Sendo assim, esse indivíduo será consideravelmente menor do que a média de altura de um homem ou de uma mulher. Em geral, uma pessoa com nanismo possui entre 1,21 metro a 1,47 metro de altura. Embora a palavra "anão" seja usada corriqueiramente pelo público geral, o termo correto para se referir a alguém com essa condição é "baixa estatura" ou "pessoa pequena".

Quais são os tipos de nanismo?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de onanismo poder ser causado por uma grande variedade de fatores, existem dois tipos principais que qualificam essa condição: proporcional e desproporcional. Entenda quais são as diferenças entre cada um deles.

Proporcional

Esse é o nome dado para quando a cabeça, o tronco e os membros de uma pessoa com nanismo são proporcionais entre si, mas bem menores do que os de uma pessoa com tamanho médio. Normalmente, esses casos resultam de alguma deficiência hormonal e até mesmo pode ser tratada com injeções de hormônio na infância.

Através desses tratamentos, alguém nascido com nanismo proporcional pode até atingir uma altura média ou chegar perto dela.

Desproporcional

O tipo mais comum de nanismo é o desproporcional, que ocorre quando as partes do corpo de um indivíduo possuem tamanhos discrepantes. Por exemplo, uma condição genética chamada acondroplasia faz com que os braços e pernas dessa pessoa sejam significantemente mais curtos do que os de uma pessoa de tamanho normal, porém, o tronco não é afetado.

Em outros casos, a cabeça de uma pessoa com nanismo é desproporcional e pode ser ligeiramente maior do que a de um indivíduo de altura média. 

O que causa o nanismo?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como citado anteriormente, existem diversas condições que podem gerar o nanismo e esse número pode ultrapassar a casa de 300 fatores, sendo a maioria das causas genéticas. As mais comuns delas são:

  • Acondroplasia: quatro a cada cinco pessoas com essa condição possuem dois pais de tamanho médio;
  • Síndrome de Turner: afeta apenas mulheres. A pessoa herda um cromossomo X incompleto;
  • Deficiência hormonal: pode ocorrer por mutação genética, mas tende não possui diagnóstico facilitado;
  • Hipotireoidismo: problemas na tireoide, sobretudo na juventude, podem causas crescimento limitado;
  • Retardo no crescimento intra-uterino: problema na gravidez faz com que o bebê seja muito menor que a média. 

Curiosidade sobre o nanismo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que dois indivíduos com nanismo causado por acondroplasia podem ter um filho de tamanho médio. E qual o motivo para isso acontecer? Para isso, basta compreender um pouco sobre genética.

O gene FGFR3 resulta em altura média para a maioria das pessoas, mas pode causar o nanismo chamado acondroplasia — que por sua vez é uma condição dominante. Pessoas com nanismo acondroplásico têm uma cópia do gene FGFR3 que causa nanismo e outra que não.

Logo, se juntarmos dois pais com nanismo acondroplástico, existe a chance de cada um deles passar para seu filho uma cópia que não leva o nanismo. Com isso, a probabilidade dessa criança nascer com altura média é de 25%. 


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: