Artes/cultura
29/09/2022 às 11:00•2 min de leitura
A habilidade de escutar é uma verdadeira dádiva na vida humana. Afinal, nossas orelhas e a nossa audição têm relação direta com o nosso cérebro, rosto e até mesmo com as nossas emoções. Por conta desse sentido, podemos escutar nossas músicas favoritas, nos comunicarmos com maior clareza e nos conectarmos com o mundo ao nosso redor.
Portanto, manter a saúde auditiva em dia deixa de ser apenas algo que melhoraria sua qualidade de vida, mas sim uma necessidade. O excesso de barulho no dia a dia e uma série de hábitos prejudiciais que desenvolvemos ao longo da vida, no entanto, colocam tudo isso a perder. Sendo assim, qual a melhor forma de cuidar da nossa audição?
(Fonte: Pixabay)
Se você é do tipo de pessoa que costuma ouvir música muito alta em seu celular ou em outros aparelhos eletrônicos, saiba que esse é um hábito bastante perigoso para a sua vida e um fator que vem contribuindo bastante para que a perda auditiva aconteça cada vez mais cedo dentro da nossa sociedade.
Por esse motivo, a recomendação de especialistas é que o indivíduo procure um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo assim que se deparar com os primeiros sinais de que está perdendo a audição. Na maioria dos casos, a audição perdida não volta de forma alguma, apesar de alguns sons poderem ser resgatados através do uso de aparelhos auditivos.
Segundo a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, da Telex Soluções Auditivas, a prevenção é o melhor remédio. "O diagnóstico precoce, baseado em exames como o de audiometria, e seguido de um tratamento imediato, ajuda muito a manter o indivíduo ativo em sociedade. Além disso, quando a perda auditiva é tratada precocemente, a adaptação às próteses auditivas é mais efetiva e o indivíduo pode participar das atividades do dia a dia com mais tranquilidade e naturalidade", explicou.
(Fonte: Pixabay)
De acordo com Rafaella, pessoas que perdem a capacidade auditiva costumam se afastar da sociedade por não entenderem o que as pessoas ao seu redor estão falando. Além disso, esse quadro de saúde pode evoluir para uma depressão, sintomas de falha de memória, declínio cognitivo e por aí vai.
Para manter a sua saúde auditiva em dia, o mais recomendado é que algumas medidas simples passem a ser aplicadas no seu dia a dia. Evitar volume em excesso em ambientes fechados, ou volume alto como um todo, é o primeiro passo para prevenir danos à audição.
Caso você esteja usando fones de ouvido, tente sempre manter o volume no nível médio, de forma que você consiga conversar com outra pessoa mesmo escutando uma música. O uso de cotonetes não é exatamente o mais recomendável em termos de limpeza dos ouvidos, sendo o uso das toalhas após o banho muito mais eficientes e saudáveis.
Por fim, é preciso estar sempre atento para certas doenças, como as otites. Logo, qualquer sinal de incômodo, dor ou zumbido, o ideal é que você procure logo a ajuda de um médico para lidar com seus problemas.