4 novas tecnologias que modernizaram a atuação dos médicos no Brasil

18/10/2022 às 06:302 min de leitura

Em 18 de outubro é celebrado o Dia do Médico, um profissional de extrema importância dentro da sociedade, com seu protagonismo evidenciado mesmo nos cenários mais desafiadores. E se hoje a gratidão é a palavra que melhor expressa a relação que é estabelecida entre os médicos, pacientes tratados e seus familiares, é graças ao comprometimento inestimável dos bons profissionais da área

Por isso, não é exagero afirmar que as novas tecnologias presentes na medicina não substituem a importância do estudo, da empatia, da atenção a detalhes e do desejo de auxiliar o público. Mas, sem dúvidas, se mostram como uma ferramenta importante para promover formas mais eficazes de acompanhamento dos pacientes.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Segundo Rogério Pires, diretor de produtos de Saúde da TOTVS, empresa pioneira em sistemas e plataformas para gestão de empresas, “a tecnologia entrou não somente na gestão interna dos hospitais e clínicas, como também para o atendimento direto ao público, que por meio da telemedicina pode desfrutar de maneira efetiva de atendimento ágil e domiciliar. Do lado dos médicos, os avanços da tecnologia também impactam o dia a dia dos profissionais."

E se tais avanços estão sendo alcançados, apesar dos muitos desafios que tanto os profissionais da área quanto pacientes ainda percebem no Brasil, é graças a disponibilização de novos recursos que auxiliam a atuação de médicos e de enfermeiros e estão revolucionando a medicina. Saiba mais sobre 4 deles:

1. Prontuário eletrônico do paciente (PEP)

(Fonte: SDI Productions/Getty Images)(Fonte: SDI Productions/Getty Images)

Com o objetivo de garantir maior a segurança de dados sensíveis e importantes dos pacientes, o prontuário de papel foi substituído pelo prontuário eletrônico. Agora, a ficha médica é registrada de forma digital e segura, com o consentimento do paciente – respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e evitando falhas de atendimento por falta de informação atualizada, além de facilitar a consulta entre os profissionais.

2. Telemedicina

(Fonte: vorDa/Getty Images)(Fonte: vorDa/Getty Images)

Modelo de atendimento médico que ganhou destaque nos últimos anos, sobretudo pela necessidade de distanciamento social, a telemedicina se tornou uma realidade no cotidiano de clínicas e hospitais.

A assistência médica remota garante o atendimento sem que o paciente precise se deslocar, permitindo que seja possível ao médico observar, conversar e orientar mesmo estando há quilômetros de distância. Além de acelerar o início do tratamento, por vezes, evita inclusive a ida desnecessária de pessoas aos centros de saúde, minimizando a sobrecarga das instalações e eventuais transmissões de doenças. 

3. Cirurgias robóticas

(Fonte: Ekkasit919/Getty Images)(Fonte: Ekkasit919/Getty Images)

Ainda que possam parecer coisa de ficção científica para muitas pessoas, as cirurgias robóticas são mais comuns do que imaginamos. As operações são comandadas por um especialista, que tem a visão do corpo do paciente com o auxílio de câmeras que geram imagens tridimensionais.

Esse tipo de ferramenta garante maior precisão dos movimentos, além de um acesso “facilitado” a procedimentos mais complexos, possibilitando ações mais seguras e menos invasivas aos pacientes. 

4. IoT médico

(Fonte: Giuseppe Lombardo/Getty Images)(Fonte: Giuseppe Lombardo/Getty Images)

Hoje, as ferramentas IoT (internet das coisas) e wearables garantem o acompanhamento das pessoas em suas rotinas, sejam por equipamentos desenvolvidos para cunhos medicinais ou até mesmo os smartwatches que acompanham as atividades físicas.

Dessa forma, os médicos conseguem acessar informações precisas que dificilmente seriam percebidas ou acompanhadas pelas pessoas, possibilitando um atendimento mais preciso e um diagnóstico mais correto.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: