Por que sentimos dores mais fortes durante a noite?

12/11/2022 às 07:002 min de leitura

Se você tem a sensação de que está sentindo mais dor ou incômodo em determinada hora do dia, saiba que isso não é apenas alguma coisa criada pela sua cabeça. Principalmente para quem sofre com dores crônicas, o sentimento de dor costuma se intensificar ao longo do dia — sendo mais forte especialmente à noite.

Muitas pesquisas tentaram vincular a dor noturna crescente à privação do sono ou ao sono interrompido, mas o buraco é muito mais fundo. De acordo com um novo estudo conduzido pelo Lyon Neuroscience Research Center, da França, nosso relógio circadiano pode estar moldando intensivamente essas mudanças de comportamento do nosso corpo. Entenda!

Moldando a dor

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O relógio circadiano é um processo biológico que ajusta a atividade do nosso corpo em determinados horários do dia, funcionando como um regulador interno. Basicamente, esse fenômeno influencia todos os sistemas corporais, exercendo controle sobre quase todos os aspectos de nossa fisiologia e comportamento.

E o que isso quer dizer? Segundo os cientistas franceses, o relógio circadiano é justamente o motivo pelo qual o nosso corpo fica mais vulnerável às dores durante a noite, sendo o pico da dor por volta das 3h da manhã e o momento de maior alívio por volta das 15h. 

Em geral, esse é o período do dia em que nosso corpo mais está preparado para repousar e poupar energia, fazendo com que nossa guarda fique baixa e o sistema imunológico enfraqueça. Portanto, é bastante comum que os índices de dor flutuem em diferentes horários.

De todo modo, os pesquisadores destacaram que pacientes com dor inflamatória, como enxaquecas e artrite, relatam mais dor pela manhã. Sendo assim, é possível que a variação dependa também do tipo de tecido ou sistema corporal envolvido — sem contar que diferentes grupos de pessoas possuem ritmos circadianos únicos.

Tratando a dor de acordo com o ritmo circadiano

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Se considerarmos nosso relógio circadiano como um indicador para quando devemos iniciar um tratamento de uma determinada dor, podemos observar alguns fatores. Nessa vertente de pensamento, os especialistas sugerem que a cronoterapia passe a fazer parte das estratégias de solução de problemas.

E o que é a cronoterapia? Em um tratamento comum, um médico sugeriria a um paciente ingerir dois comprimidos de manhã e dois comprimidos a noite para lidar com as dores. Porém, ao imaginarmos que essa pessoa sentirá mais dor durante a noite de qualquer forma, seria possível usar o horário para trazer mais conforto ao enfermo.

Logo, seria mais adequado que esse paciente tomasse um comprimido de manhã e três à noite, fazendo com que a quantidade da droga no sangue permanecesse acima do nível recomendável, mas fosse realmente efetiva no período de maior pico de desconforto.

Essa abordagem, inclusive, tem sido usada por muitos médicos para o tratamento de artrite reumatoide. Apesar de ainda ser necessário mais estudos para comprovar a teoria, tudo indica que essa alternativa de tratamento pode se tornar mais corriqueira em um futuro próximo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: