Artes/cultura
29/01/2023 às 10:00•3 min de leitura
Todos os relacionamentos passam por desafios e é normal que, com o tempo, existam solavancos no caminho. No entanto, mesmo casais recém-formados podem se beneficiar de intervenções terapêuticas para garantir que a relação permaneça saudável.
Aprender a se comunicar de forma eficaz, desenvolver confiança mútua, superar ressentimentos e controlar as emoções pode ser um esforço valioso para melhorar o relacionamento. Nenhum de nós é perfeito, e todos nós precisamos trabalhar para manter nossos laços afetivos fortes.
Quando duas pessoas estão enfrentando problemas nessa área ou precisam lidar com desafios, pedir ajuda pode ser crucial para salvar o relacionamento. A seguir, separamos algumas sugestões interessantes de terapias que podem ser úteis para ajudar na vida a dois. Acompanhe!
(Fonte: Shutterstock)
É uma abordagem que busca aprimorar o vínculo entre os parceiros. O terapeuta ajuda a compreender e mudar os padrões que levam aos sentimentos de afastamento.
Essa técnica enfoca áreas de conflito, procurando soluções. Além disso, proporciona habilidades para solucionar problemas, visando melhorar a amizade e a intimidade entre os parceiros.
Trata-se de uma metodologia que se concentra nas partes positivas do relacionamento e incentiva a reflexão pessoal em vez de atribuir culpa.
(Fonte: Shutterstock)
Aqui temos uma abordagem que busca explorar as necessidades e medos subjetivos que motivam os parceiros, para ajudá-los a se entender melhor.
Também conhecida como terapia comportamental de casais (TCC), ela envolve moldar o comportamento, reforçando comportamentos positivos que promovem estabilidade e satisfação, enquanto desencoraja comportamentos negativos.
Utilizado na terapia de casais, é uma abordagem comportamental para o aconselhamento de casais projetado para aqueles que enfrentam comportamento violento ou raivoso de um, ou ambos os parceiros. O método inclui aconselhamento individual e de casais para abordar, entender e mudar os comportamentos pessoais e nos relacionamentos. O objetivo é que as intervenções de aconselhamento de casais ajudem na melhoria do relacionamento.
(Fonte: Shutterstock)
É uma técnica altamente benéfica, onde o casal se reveza como ouvinte ativo. Com isso, conseguem aumentar as habilidades de comunicação saudáveis, bem como habilidades de resolução de conflitos, segundo Laura Louis, psicóloga licenciada da Atlanta Couple Therapy. Usar frases com "eu" em vez de declarações com "você" é uma boa prática para se comunicar de forma saudável.
Essa linha terapêutica se concentra nas histórias e narrativas das pessoas. O objetivo é ajudar os indivíduos a entender que nenhuma história isolada pode capturar a totalidade de sua experiência.
É uma técnica eficaz para casais que sentem que seu relacionamento está falhando devido a problemas recíprocos.
Um estudo de 2016 mostrou que a terapia narrativa pode diminuir o conflito e aumentar a cooperação entre os casais. Aliás, o mais curioso é que eles geralmente acreditam que estão sujeitos a essa armadilha romântica e trauma emocional porque foram um fracasso desde o início e é o que eles merecem
(Fonte: Shutterstock)
A terapia de casal é um processo de ajuda profissional para melhorar e fortalecer relacionamentos. É uma forma de aconselhamento que envolve um terapeuta licenciado trabalhando com duas pessoas, geralmente um casal, para ajudá-los a lidar com conflitos e melhorar seu relacionamento. Alguns terapeutas têm treinamento específico em cada uma das áreas citadas acima.
A terapia de casal requer comprometimento e disposição mútua do casal para abrirem-se e trabalhar juntos, buscando melhorar a compreensão de si mesmo e do parceiro em diversos âmbitos do relacionamento. Geralmente de curto prazo, o objetivo é equipar o casal com ferramentas e habilidades para lidar com problemas futuros.
Quanto a eficácia, trata-se de uma abordagem comprovada para melhorar a satisfação do relacionamento: comunicação, perdão, resolução de problemas e resolução de necessidades e sentimentos.
De acordo com um resumo de 2014, a terapia de casais tem se mostrado ser eficaz em diversos tipos de problemas conjugais. Por exemplo, a Terapia Focada nas Emoções (TFE) é uma técnica com forte apoio científico, com estudos relatando que, casais que participam de 8 a 12 sessões de TFE, sentem uma redução no sofrimento e aumento na satisfação no relacionamento para ambos os parceiros, com benefícios que duram até dois anos após o tratamento.
No final, existe sempre uma solução, em termos de terapia de casal, para o problema que você e seu parceiro estão enfrentando. A dica é não esperar demais para procurar por um especialista, pois as coisas podem chegar a um ponto sem retorno.