Estilo de vida
24/05/2023 às 04:00•2 min de leitura
Você provavelmente já se deparou com vídeos nas redes sociais de pessoas comuns ou de atletas entrando em banheiras cheias de gelo e água gelada, ou até mesmo mergulhando em lagos alpinos supergelados.
Embora tenha se popularizado como uma espécie de desafio nas mídias sociais, a prática da terapia com água fria, um tipo de crioterapia, é bem antiga. Apesar dos benefícios tradicionalmente associados a essa prática, resta a dúvida: será que a temperatura excessivamente fria pode causar danos à saúde?
Terapia com água fria pode fornecer benefícios terapêuticos, como melhor recuperação muscular e melhora do humor. (Fonte: Adobe Stock)
A prática da terapia com água fria consiste em expor o corpo a temperaturas muito baixas, seja por meio de banhos gelados, mergulhos em água fria ou até mesmo imersão em banheiras com gelo. Desde os tempos da Grécia Antiga, a imersão em água fria era utilizada para fins terapêuticos, como relaxamento e como tratamento para febre.
Quando praticada de forma correta e segura, a terapia com água fria pode trazer uma série de benefícios. Entre eles, podemos destacar:
A exposição ao frio na terapia com água fria promove a constrição dos vasos sanguíneos, auxiliando na redução da inflamação e acelerando a recuperação muscular após atividades físicas intensas. Por isso, podemos ver muitos atletas e esportistas adotando esta prática.
Na terapia com água fria, a baixa temperatura estimula o fluxo sanguíneo, contribuindo para a melhora da circulação e a oxigenação dos tecidos.
Tenha cuidado ao mergulhar em água fria, não fique muito tempo. (Fonte: Adobe Stock)
Alguns estudos sugerem que a terapia com água fria também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a doenças.
Durante o choque térmico proporcionado pela contato com água fria, há uma liberação de endorfinas, que são substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento.
Outro benefício atribuído a prática da terapia com água fria é a aceleração do metabolismo, que auxilia no processo de queima de calorias e na perda de peso.
Mesmo com tantos pontos positivos, é importante ter alguns cuidados ao praticar a terapia com água fria. Confira algumas precauções: