5 alimentos e bebidas que podem causar problemas de bexiga

21/09/2023 às 04:002 min de leitura

Quando se fala em alimentos, muitos de nós buscamos apenas os benefícios e malefícios deles. Mas, podemos acabar nos surpreendendo ao descobrir que alguns podem agravar, quase instantaneamente, determinados problemas de saúde, como aqueles associados à bexiga.

Dessa forma, se você tem algum problema de urina, é bom saber de alguns alimentos que podem ser vilões ao entrar em seu corpo!

1. Café

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Para quem tem problemas gástricos, o café possui cafeína e ácidos, algo que certamente pode se tornar um vilão para quem tem problema ao urinar. Entretanto, ele não precisa ser totalmente removido da sua dieta (a menos que prescrito por um médico), mas deve ser apreciado em doses bem modestas e sem repetições ao longo do dia.

"A cafeína é conhecida por ser diurética, o que significa que você vai produzir mais urina e fazer a bexiga trabalhar mais. Também foi observada como um item que aumenta a urgência de ir ao banheiro, dificultando o controle da bexiga", explicou a urologista Fenwa Milhouse ao site Huffington Post.

2. Frutas cítricas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A palavra "ácido" já apareceu como vilão da bexiga ao falarmos do café. Por isso, vamos dar continuidade em nossa lista mencionado as frutas cítricas como inimigas de quem tem problema no sistema urinário.

"Toranjas e laranjas, incluindo sucos dessas frutas, possuem altas doses de ácidos. Essa acidez pode causar irritação na bexiga e aumentar as dores nesse órgão para quem já tem algum problema", explicou Milhouse.

3. Tomates

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Pode parecer curioso para alguns, mas tomates também devem ser evitados em caso de problemas de bexiga. Aliás, o problema não está especificamente na fruta, mas em alimentos que a utilizam como base, como molhos prontos e ketchup.

Para se ter uma ideia, o tomate cozido para a preparação de alguns produtos pode ser mais ácido que um refrigerante. Mas, caso ele seja consumido natural e fresco, se torna menos irritante para o órgão. 

4. Carnes processadas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Carnes no geral não costumam causar grandes desconfortos para a bexiga, mas o mesmo não pode ser dito de salsicha ou linguiça. Muito disso se deve ao fato desses alimentos trazerem nitrato, que é uma mistura de componentes de nitrogênio e oxigênio.

Aliás, consumir algumas dessas carnes de forma exagerada pode, inclusive, causar câncer de bexiga, então esse tipo de alimento deve fazer parte de qualquer dieta com bastante moderação.

5. Refrigerante

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Por fim, vamos fechar a nossa relação com refrigerantes, que por conta de toda a concentração de seus ingredientes pode ser uma verdadeira bomba para a bexiga.

Um dos principais problemas dos refrigerantes é a cafeína em sua composição, o que já é um ingrediente diurético capaz de causar desidratação e concentrar a urina. Isso sem falar no açúcar, que pode aumentar a acidez da urina e até mesmo causar infecções na bexiga.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: