Artes/cultura
28/06/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 28/06/2024 às 16:00
Com mais de 36 milhões de praticantes, os Estados Unidos são provavelmente a nação onde mais se pratica a yoga fora do Oriente. Com o passar do tempo, o tradicional sistema holístico indiano, que visa unificar corpo, mente e espírito, passou por algumas adaptações, para torná-lo mais “divertido”, e um pouco mais relaxado para os padrões ocidentais.
Dentro da variedade de títulos exóticos e desconhecidos de um verdadeiro cardápio que inclui power yoga, rocket yoga e até mesmo uma promissora beer yoga, uma modalidade tem se destacado: a goat yoga, algo como "ioga com cabras" em português.
A nova prática foi criada por acaso em 2016, quando a instrutora de ioga Heather Davis propôs à empresária Lainey Morse realizar uma aula da tradicional disciplina física em sua fazenda no Oregon. Sem serem convidadas um grupo de cabritinhas invadiu o espaço, e a dona da propriedade registrou tudo, publicando as imagens na revista Modern Farmer.
A princípio singela, a ideia acabou se espalhando e se popularizando, após ser apresentada por Morse como "um serviço de saúde mental para eventos corporativos de saúde e bem-estar, uma fonte de alegria para dezenas de milhares de participantes e um apoio financeiro para fazendas e famílias rurais em todo o país".
Hoje o selo "Original Goat Yoga" tem parcerias espalhadas ao redor dos EUA e algumas no exterior. Já a franquia Goat Happy Hour é focada em melhorar a saúde mental, e patrocinada pelo Oregon Healthcare, o portal oficial do estado para informações sobre planos de saúde.
Com base no lema original de Lainey Morse, "cultivar a felicidade", o que se pode dizer é que uma aula de yoga de cabras é uma completa farra. Imagine um evento em que você está tentando praticar a Postura do Cachorro Olhando para Baixo (Adho Mukha Svanasana), mas tem que se sentar rapidamente para não levar uma cabeçada no traseiro.
Outras vezes você tem que parar totalmente qualquer tipo de exercício apenas para ficar olhando nos olhos de uma cabra fofinha que, segundo o site, tem dupla personalidade: cachorro (porque se interessa pelas pessoas) e gato (porque demanda interesse constante). Acrescente a isso um cenário agrícola bucólico, e teremos um goat yoga raiz.
Não é nem necessário ter praticado ioga antes, basta ir para a aula preparado para uma experiência totalmente única e alegre. Além disso, as cabras soltam pelos, mas são hipoalergênicas. E, se você perceber alguns feijõezinhos no seu tapete, não se preocupe: é só cocô, mas é consistente e fácil de limpar. E o xixi, geralmente elas fazem do lado, mas raramente em você.