Ciência
17/09/2020 às 13:00•2 min de leitura
Um ano após perder seu filhote devido a uma cesárea de emergência, a gorila Kala, uma das habitantes do Zoológico de Bristol, no Reino Unido, deu à luz naturalmente um novo bebê. A mamãe foi vista, nas últimas semanas, acariciando e aninhando o filhote em seus braços, sendo capturada pelas imagens de fotógrafos do estabelecimento — e o momento íntimo de amor da mais nova família gerou uma imensa repercussão positiva na comunidade.
Segundo a curadoria do zoológico, o filhote nasceu na madrugada de 19 de agosto graças a um programa de reprodução do hospital, que instalou cerca de seis gorilas ameaçados de extinção para proteger e garantir o futuro da espécie. O novo integrante do grupo foi resultado da relação entre Kala, de 9 anos de idade, e Jock, que habita há mais tempo as instalações do zoo.
(Fonte: Caters News/Reprodução)
“Estamos todos emocionados. Há algo muito especial em ver um bebê gorila recém-nascido, eles são uma espécie icônica e carismática”, disse Lynsey Bugg, cuidadora de mamíferos do Zoológico de Bristol, comentando que o bebê está sendo muito bem cuidado pela mãe. “Ela está sendo muito atenciosa e cuidando bem do bebê. É muito cedo, mas estamos cautelosamente otimistas. Os primeiros sinais são bons e o bebê parece ter um bom tamanho e é forte.”
Em setembro de 2019, Kala teve que passar por uma cesárea de emergência após ter uma gravidez não planejada. Impedido de nascer naturalmente devido ao bloqueio do canal do parto, o filhote até conseguiu ser retirado com vida, mas não foi capaz de se desenvolver nas semanas seguintes e acabou falecendo.
(Fonte: Caters News/Reprodução)
O zoológico chegou a ser interditado para que mãe e filho tivessem a oportunidade de se relacionar e fortalecer seus vínculos maternais, mas infelizmente ambos tiveram pouco tempo juntos.
Porém, Kala teve uma segunda chance, agora naturalmente e dentro do esperado, e conseguiu dar a luz a um novo e saudável bebê. "Nós desejamos um pouco ansiosos desta vez e tão lindo que ela conseguiu dar à luz naturalmente. Ela é uma mãe muito carinhosa e você vê muita sucção do filhote porque ele mama bastante", concluiu Lynsey.