Artes/cultura
23/10/2022 às 05:00•2 min de leitura
Você já deve ter passado por uma situação que para poder enxergar algo que estava longe, precisou forçar um pouco a vista, aproximando os olhos, para poder ver melhor. Ou, no final do dia, já deve ter feito isso para conseguir ler um livro ou as legendas de um filme. Pode parecer um gesto simples e instintivo, mas é o nosso corpo se adaptando a uma condição anormal.
Mas por que forçar a vista nos ajuda a enxergar melhor? Em um primeiro momento, pode parecer que ao apertar nossos olhos, nós estamos os deformando, fazendo com que eles foquem melhor. Embora a ideia seja essa, é a parte de trás dos nossos olhos que realmente importa para poder entender esse fenômeno.
(Fonte: Kannika Paison/Getty Images)
Nossos olhos são como uma câmera. E tudo o que conseguimos ver depende da maneira como eles capturam e processam a luz. Cada detalhe do que vemos passa por uma série de camadas, que fazem com que a luz seja direcionada para um ponto específico na parte de trás da retina. Lá, estruturas chamadas de bastonetes e cones convertem a luz em impulsos eletromagnéticos que o nosso cérebro interpreta como formas, cores e texturas.
Porém, assim como acontece com as câmeras fotográficas, não é possível ter uma alta definição de tudo o que está a nossa frente simultaneamente. Quando olhamos para uma paisagem, sem nos concentrar em algum detalhe, o nosso olho consegue captar muita luz. Porém, quando nós focamos em um objeto específico, a luz que entra nos nossos olhos diminui e nós conseguimos perceber melhor os detalhes da imagem.
(Fonte: SvetaZi/Getty Images)
Ao forçar a vista, nosso olho reduz a quantidade de luz que está recebendo. Sempre que nós olhamos para algo, recebemos a luz de tudo o que está na nossa frente, e uma boa parte de toda essa luz extra é basicamente ruído. É como tentar ouvir alguém falando em um bar lotado com música alta tocando no fundo. Além do que você quer ouvir, existem outros ruídos que chegam até você e se misturam com o som que te interessa.
No caso da vista, pressionando os olhos nós conseguimos reduzir esse excesso de luz. Isso é o que os fotógrafos fazem para obter um foco super preciso. As diferentes lentes da câmera basicamente alteram a quantidade de luz que passa para a parte de dentro dela. E assim é possível ter uma imagem mais nítida.