Mariposa-das-preguiças: a espécie que mora nos pelos dos bichos-preguiça

16/03/2023 às 09:002 min de leitura

As preguiças são conhecidas por serem animais lentos e fofos, mas você sabia que elas também são o lar de uma espécie única de mariposas? Conheça as mariposas-das-preguiças, que se abrigam no pelo desses animais tranquilos.

O comportamento misterioso das preguiças

As preguiças só descem ao solo para defecar. (Fonte: Getty Images)As preguiças só descem ao solo para defecar. (Fonte: Getty Images)

Durante anos, os pesquisadores tentaram entender por que algumas espécies de preguiças descem das árvores para defecar. Não parece o comportamento mais sensato, já que enquanto está no chão, a preguiça se torna um alvo fácil de onças e outros predadores. Além disso, essa ida ao banheiro custa à preguiça aproximadamente 8% de sua energia diária, ou seja, é também uma atividade cansativa.

Porém, um grupo de cientistas parece ter finalmente chegado a uma resposta que explica esse comportamento e ele se deve à relação simbiótica que a preguiça tem com as mariposas e as algas que habitam os seus pelos.

As mariposas que só existem no pelo da preguiça

Os pelos das preguiças são o único lugar onde essas mariposas são encontradas. (Fonte: Getty Images)Os pelos das preguiças são o único lugar onde essas mariposas são encontradas. (Fonte: Getty Images)

As mariposas-das-preguiças têm um ciclo de vida completamente dependente das preguiças. Primeiro, uma mariposa que habita o pelo de uma preguiça desce junto com ela até a base de uma árvore e, depois que a preguiça faz as suas necessidades, a mariposa deposita seus ovos nesse esterco. As larvas se desenvolvem ali e quando são adultas voam até o topo da árvore para encontrarem parceiros no pelo da preguiça e assim reiniciar todo o ciclo de vida da sua espécie.

Mas qual é o benefício disso para a preguiça?

Quanto mais algas, mais camuflada a preguiça fica. (Fonte: Getty Images)Quanto mais algas, mais camuflada a preguiça fica. (Fonte: Getty Images)

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Wisconsin-Madison, as mariposas oferecem um importante benefício nutricional às preguiças em troca do risco que elas correm ao deixar a segurança das copas das árvores para defecar no solo. Isso porque enquanto a mariposa conclui o seu ciclo de vida, ela carrega consigo nutrientes e os deposita nos pelos da preguiça. Isso faz com que algas cresçam em meio a pelagem do animal. E, por mais estranho que possa parecer, a preguiça se alimenta dessas algas.

De acordo com os pesquisadores, as algas fornecem um valioso suplemento alimentar para a preguiça, que tem uma dieta pobre em nutrientes. Além disso, eles acreditam que a coloração esverdeada das algas contribui para que a preguiça consiga se camuflar mais facilmente em meio à floresta.

Esse relacionamento simbiótico é tão importante que as preguiças evoluíram para um realizar essa troca que exige que elas enfrentem o risco de predadores para preservar a relação entre as mariposas e as algas em seus pelos. No fim das contas, a relação entre esses animais é um exemplo incrível de como a natureza pode criar conexões surpreendentes e únicas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: