Cães mestiços são mais saudáveis que os de raça pura?

10/09/2024 às 09:002 min de leituraAtualizado em 10/09/2024 às 09:00

Você já encontrou por aí alguém passeando com um labradoodle, um puggle, um shorkie ou um malteagle? Por mais curioso que esses nomes sejam, essas são algumas das denominações dos chamados cães mestiços, ou "designer dogs" em inglês. Nos últimos tempos, essas raças cruzadas estão em alta por muitas pessoas acreditarem serem mais saudáveis do que cães de raça pura.

Mas será que isso é verdade? Um novo estudo do Royal Veterinary College do Reino Unido decidiu investigar e concluiu que esses cruzamentos não são exatamente mais saudáveis que outros cachorros com pedigree. A pesquisa levou em consideração três cruzamentos de poodles — cockapoos, labradoodles e cavapoos — e comparou com suas raças de origem, como cocker spaniel e labrador. 

Mito sobre cães híbridos

Estudo primário indica que cães de raça híbrida podem ter até mais problemas de saúde do que cães de raça pura. (Fonte: Getty Images)
Estudo primário indica que cães de raça híbrida podem ter até mais problemas de saúde do que cães de raça pura. (Fonte: Getty Images)

Para a surpresa dos pesquisadores, cerca de 87% dos problemas de saúde das raças estudadas foram compartilhados entre cães de raça pura e cruzada. Sendo assim, a ideia de que cruzar raças automaticamente criaria cachorros mais resistentes acabou não se confirmando com os dados iniciais. 

A teoria primária diz que a maior diversidade genética reduziria problemas de saúde comuns em raças puras. No entanto, a pesquisa mostrou que, quando se trata de problemas como infecções oculares e rompimentos de ligamento, os cruzamentos não levaram grande vantagem. 

Na verdade, os cães cruzados eram ligeiramente mais propensos a desenvolver alguns problemas, enquanto em outros casos eram menos afetados. A investigação envolveu 9.400 cães com menos de 5 anos, e os resultados desafiam a crença de que os cachorros cruzados são significativamente mais saudáveis que os de raça pura.

A saúde dos cães

Condições de criação, temperamento e a saúde dos pais do filhote são fatores determinantes para a saúde do animal. (Fonte: Getty Images)
Condições de criação, temperamento e a saúde dos pais do filhote são fatores determinantes para a saúde do animal. (Fonte: Getty Images)

De acordo com os pesquisadores, a saúde de um pet não depende apenas de sua raça ou do cruzamento, mas de muitos fatores combinados. Os pesquisadores enfatizaram que aspectos como as condições de criação, a saúde dos pais e o temperamento do cachorro são tão ou mais importantes na hora de saber o quão saudável um cão será ao longo da sua vida.

Outro ponto interessante é que o estudo analisou apenas cães jovens e três tipos de cruzamentos com poodles. Isso significa que pode haver benefícios à saúde em outras misturas ou que surgem em fases mais tardias da vida. Sendo assim, é possível que novos estudos em cães mais velhos possam revelar um quadro diferente.

Mas se você está pensando em qual tipo de cachorro escolher para ser seu animal de estimação perfeito, nós temos uma dica: seja ele de raça pura, raça mista ou um belíssimo vira-lata caramelo, todos eles são maravilhosos e com toda certeza cumprirão seu papel de companheiro com grande maestria. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: