Artes/cultura
30/11/2017 às 08:08•2 min de leitura
Imagine o susto que você levaria se, ao se dirigir distraidamente ao banheiro para fazer um “número 2” básico — ou até um “número 1” mesmo, ué! —, ao levantar a tampa do vaso sanitário, você se deparasse com uma cobra olhando para você. Pior ainda seria se você simplesmente se sentasse no trono sem notar a visitante e a deixasse furiosa com a “vista” que você proporcionaria a ela. Já pensou?
Parece uma foto inconveniente de "número 2", mas não é! (Inverse/K-kae Kae/Facebook)
Pois se você tem planos de visitar a Tailândia, especialmente Bangkok, é bom ficar esperto. Isso porque, segundo Rae Paoletta, do site Inverse, encontrar cobras nadando nos vasos sanitários é algo que está se tornando bastante comum por lá. Para você ter uma ideia, em 2012, foram 10.492 casos de pessoas que se depararam com esses répteis serpenteando por encanamentos e banheiros, 29.919 no ano passado e nada menos que 31.801 casos registrados só este ano. Seria esse um sinal de um iminente ataque reptiliano? Um cobrapocalipse?
Segundo Rae, as autoridades tailandesas não sabem ao certo o que está por trás dessa aparente invasão de cobras nos banheiros da população. No entanto, uma possibilidade seria que a Tailândia registrou um ano especialmente úmido — e a suspeita é que a grande quantidade de chuvas e enchentes tenham forçado os répteis a buscar refúgio em locais mais elevados e (por que não?) inclusive nas casas das pessoas.
Olha o tamanho da criança! (Inverse/K-kae Kae/Facebook)
Essa até pode ser a explicação para o aumento desses encontros, mas vale lembrar que, conforme apontou Rae, as cobras também costumam buscar a água para se refrescar e para caçar suas presas. Com relação às espécies capturadas, as autoridades costumam encontrar de tudo, desde espécies pequenas e inofensivas até pítons — que, apesar de não serem venenosas, são constritoras, podem medir mais de 6 metros de comprimento e engolir humanos inteiros.
Inclusive, entre os casos registrados, está o de uma mulher que acabou sendo atacada por uma píton de 2,4 metros que apareceu no vaso sanitário de sua casa. A cobra foi capturada e a tailandesa se recuperou do susto — mas só temporariamente, pois, cerca de uma semana depois, outra píton resolveu dar as caras no banheiro da coitada! É muito azar, né?