Artes/cultura
01/03/2018 às 10:31•1 min de leitura
Os chimpanzés são constantemente ameaçados por caçadores na República Democrática do Congo (RDC), na África. Por conta disso, a ONG Lwiro Primates trabalha efetuando resgates em florestas do país para salvar a vida desses animais. Em parceria com o Parque Nacional de Virunga, no nordeste da RDC, já foram feitos três salvamentos em 2018.
O último deles foi o do pequeno bebê Mussa. Em um vídeo que mostra momentos do resgate, o primata aparece nos fundos de um aviãozinho pilotado por Anthony Caere. Porém, Mussa está excitado demais para ficar quieto no fundo da aeronave e resolve “ajudar” Caere a pilotar. E não é que o cara deixou?
Mussa sobe em seu colo e, em alguns momentos, até parece estar guiando o avião em direção ao santuário onde ele ficará protegido. Após pousar, Mussa foi levados por funcionários do Lwiro Primates, que constataram uma saúde excelente, apesar de ele estar com parasitas intestinais – nada grave!
Apesar de o vídeo do resgate de Mussa estar fazendo sucesso, tanto Caere quanto outros pesquisadores da Lwiro salientam que essa também é uma história triste: o ideal seria que Mussa estivesse com sua mãe, algo que não acontece por conta dos caçadores. Felizmente, ele agora terá um lugar tranquilo para crescer e se desenvolver com segurança, mesmo que para isso tenha que formar uma nova família.