Artes/cultura
19/03/2018 às 12:31•1 min de leitura
Cuidar de um bar não é tarefa fácil: além de todos os gastos de um estabelecimento comercial tradicional, os donos também precisam lidar com copos quebrados ou roubados. Constantemente, é preciso repor o estoque para que os clientes tenham no que beber sua cerveja favorita.
O bar The Beer Wall, um dos mais tradicionais de Bruges, na Bélgica, resolveu combater os ladrõezinhos com uma atitude radical: instalou sensores de alarme em seus copos! É algo semelhante ao que lojas de roupas fazem, apenas trocando os itens em tecido pelos de vidro. Um sensor na porta dispara se alguém tenta efetuar o furto.
Copos terão sensores antifurto
Normalmente, o roubo é praticado por turistas que queiram uma recordação da cidade, localizada a 100 km de Bruxelas, capital do país. Só que de furto em furto, Philip Maes, o dono, perde todas as economias! E olha que o bar até tem um anúncio em quatro línguas diferentes pedindo para que a galera não roube os copos – se o visitante fizer tanta questão de ter igual, basta comprar na loja de lembrancinhas do próprio bar!
O investimento total nesse sistema de alarme custou o equivalente a R$ 16 mil, mas que deve reverter em lucro em poucos meses. Os sensores foram instalados no fundo dos copos, e se alguém tentar removê-lo um alarme vai disparar. O dono acredita que o constrangimento de ter o alarme tocando e as possíveis medidas legais aplicadas aos espertinhos possam diminuir o furto de seus preciosos copos.