Artes/cultura
22/03/2018 às 09:30•2 min de leitura
Hoje em dia, animais de estimação são tratados quase como bebês. Eles têm horários para comer, passear, vão para a creche, e alguns têm até os amiguinhos preferidos. Isso faz com que a gente se esqueça que, por mais bonitinhos que sejam, eles têm instintos de sobrevivência e usam isso quando se sentem ameaçados. Foi o que fez a Luna, esta filhote de pastor alemão que, com 1 ano de idade, passou por uma situação totalmente inusitada.
Nick Hayworth e sua cachorra Luna, na época com 1 ano de idade, estavam em um barco em 10 de fevereiro de 2016, distantes aproximadamente 3 quilômetros da ilha de San Clemente, próximo à cidade de San Diego, quando ela caiu no mar.
Logo após o incidente, de acordo com o Sandy DeMunnik, oficial de assuntos públicos da base naval de Coronado, o dono dela entrou em contato informando que seu cão tinha caído próximo à ilha. Disse também que ela era uma ótima nadadora e que, provavelmente, conseguiria chegar até a ilha.
Buscas foram feitas na ilha e no mar durante uma semana, mas após esse período nada foi encontrado e, por isso, as equipes consideraram que infelizmente a cadela havia morrido afogada.
A surpresa ocorreu quando, em uma manhã, oficiais da Marinha chegaram à ilha para trabalhar, e Luna veio recepcioná-los. Como a ilha é utilizada somente para fins militares, eles logo deduziram que ela era a cadela que havia sumido 5 semanas antes.
Luna foi examinada por um biólogo especializado em vida selvagem do zoológico, que diagnosticou sua condição após o resgate como perfeitamente saudável, apenas com uma leve desnutrição. Ele acredita que ela tenha sobrevivido todo esse tempo comendo ratos que existem na ilha. Outro problema que Luna enfrentou, e se saiu muito bem, foram as tempestades que atingiram a região devido ao efeito do El Niño na época em que ela estava desaparecida.
Luna foi resgatada pelo melhor amigo de seu dono, até que ele voltasse de viagem. Agora, provavelmente ela está sendo muito bem tratada em casa, comendo da melhor ração e recebendo todos os mimos que um cão adora. Muita bolinha e passeios, mas agora longe da água.