Artes/cultura
17/09/2018 às 12:02•1 min de leitura
Testar a honestidade alheia não é exatamente uma “pegadinha” nova – em 2016, por exemplo, mostramos como as pessoas se comportavam com freezers de sorvete autogerenciáveis. Agora, porém, trazemos a história de uma artista que resolveu deixar 100 mil moedinhas de 1 centavo de libra em uma fonte para ver como a galera iria se comportar.
A “instalação artística” foi colocada em Cambridge, no Reino Unido, no último sábado (8), às 8 horas da manhã: a inglesa Anna Brownsted deixou nada menos que 1 mil libras, o equivalente a R$ 5,4 mil, em uma fonte para ver se as moedinhas continuariam ali depois de 48 horas, que seria o tempo de exposição do experimento.
Anna Brownsted despejou 356 kg de moedas em uma fonte
Entretanto, mesmo com os avisos de que o local era monitorado por câmeras, nada menos do que 99% das moedinhas “sumiram”. Já na manhã de domingo (9), pouco mais de 24 horas depois, apenas £ 1.66 havia sobrado – o equivalente a R$ 9! “Foi um experimento da dinâmica do comportamento humano e de nossas reações complexas a situações intensas”, explicou Brownsted, que não considera o sumiço como um roubo, já que as pessoas foram provocadas e levadas a tal comportamento.
Mesmo assim, a artista se impressionou com a rapidez com que as moedinhas sumiram, já que ela esperava que sobrasse algum tanto que pudesse ser doado à caridade. O montante foi financiado pelo órgão público Arts Council England, que também fez outras instalações menos provocativas em Cambridge no final de semana. E você, caro leitor, o que teria feito?
Moedas praticamente sumiram em menos de 24 horas
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!