Ciência
08/01/2020 às 11:00•1 min de leitura
Parece que o Irã não está com sorte hoje (08), quando um avião da Ukraine International Airlines com 176 pessoas (entre passageiros e tripulantes) caiu. Segundo a Irna, agência de notícias do país, todos a bordo faleceram. Além disso, um terremoto de magnitude 4,5 foi registrado durante a madrugada perto da usina nuclear de Bushehr.
O avião caiu às 6h12 de hoje (23h42 de ontem, horário de Brasília) logo após decolar do aeroporto de Teerã, no Irã, com destino a Kiev, na Ucrânia. Já o tremor ocorreu às 6h49 no horário local (00h19 no horário de Brasília) e seu epicentro foi registrado a 10 km de profundidade, mas não houve mortes ou danos à estrutura da usina.
Coincidentemente, horas antes da queda do avião o Irã atacou duas bases norte-americanas no Iraque, como resposta à morte do general Soleimani.
A princípio, a embaixada da Ucrânia no Irã descartou a possibilidade de terrorismo e apontou que o acidente ocorreu devido a falha no motor do boeing. Porém, alguns momentos depois emitiu um novo comunicado sem mencionar o problema mecânico e disse que os motivos ainda precisam ser investigados.
We are aware of the media reports out of Iran and we are gathering more information.
— The Boeing Company (@Boeing) January 8, 2020
Através do Twitter, a Boeing afirmou que está coletando informações sobre o acidente. As duas caixas-pretas foram encontradas, mas o chefe da aviação civil do Irã recusou-se a enviar o material para a empresa.