Artes/cultura
17/03/2020 às 09:00•1 min de leitura
O coronavírus é um dos assuntos mais comentados mundialmente, levando ao cancelamento de eventos, aulas e viagens. O efeito é tão grande que até os animais estão lidando com as consequências da pandemia, como demonstra o caso que aconteceu na Tailândia, em que centenas de macacos foram vistos brigando por uma única banana.
A situação mais comum é que os turistas que os visitam tragam comida e o fluxo acabe alimentando todos, mas com a recomendação de isolamento, essa movimentação diminuiu drasticamente. O indivíduo que conseguiu capturar a única banana foi perseguido por um grupo gigante de macacos, conforme as filmagens mostram nitidamente.
https://www.youtube.com/watch?v=GwzZPPSTlsE
No começo, a cena mostra diversos macacos correndo sem um sentido certo. Ao que parece, eles estão buscando comida e quando percebem que um deles está segurando uma banana, é possível perceber que os animais começam a se atropelar para ver se conseguem roubar o alimento.
A ferocidade com que eles lutam entre si é tão grande que chegou a chocar até mesmo aqueles que já estão acostumados a ver os movimentos que eles são capazes de realizar. Onlooker Sasaluk Rattanachai, responsável por gravar o vídeo, comparou os macacos a cachorros loucos e afirmou nunca tê-los visto tão agressivos.
Em Songkhla, também na Tailândia, a alimentação dos primatas foi afetada diretamente pelo coronavírus. Uma solução encontrada pelos próprios locais foi a de dar melancia e tomate para evitar a morte dos animais.
A queda do turismo desestabiliza também a economia tailandesa. De acordo com o Ministro do Turismo, toda a crise resultará em um custo estimado de 1,6 bilhões de dólares, aproximadamente 8 trilhões de reais.