Artes/cultura
30/03/2020 às 04:01•1 min de leitura
Poucos dias após começar a reabrir os cinemas, a China anunciou que vai voltar atrás e manter as salas fechadas por mais algumas semanas. De acordo com a Variety, o escritório nacional de cinema da China ordenou que todos os estabelecimentos fiquem fechados novamente.
Um profissional do mercado informou à Variety que o governo chinês pode esperar para que a situação no país esteja sob controle para anunciar a abertura das salas de uma única vez. Até o momento, os cinemas estavam sendo liberado aos poucos, conforme as províncias se mostrassem mais seguras.
A decisão de fechar as salas pode estar relacionada com um novo caso de contaminação comunitária do novo coronavírus que ocorreu na província de Zhejiang, que faz fronteira com a cidade de Xangai.
China foi o primeiro país a controlar a epidemia de coronavírus
A China está intensificando os esforços para conter a doença no país. Nos últimos dias, quase todos os novos casos foram de estrangeiros, o que fez com que o governo proibisse temporariamente a entrada de pessoas, mesmo que tenham vistos ou autorizações de residência válidos.
Nas últimas semanas, as salas de cinema do país começaram a ser abertas, mas o interesse nos primeiros dias foi baixo. Para estimular a venda de ingressos, filmes que fizeram sucesso na China seriam reexibidos, como Vingadores, Avatar e Interestelar.
Por outro lado, o canal de TV estatal chinês CCTV6 anunciou que iria disponibilizar online a trilogia de O Senhor dos Anéis a partir de segunda-feira (30). Lançar os filmes online, sem uma previsão de exibi-los nos cinemas, pode ser mais um indício de que as salas do país devem ficar fechadas por mais algumas semanas ainda.