Artes/cultura
30/04/2020 às 13:00•1 min de leitura
Vale tudo para atrair o público? Um aquário de Guizhou, na China, sentiu "na pele" a resposta negativa dos visitantes. A tentativa de atrair o público gerou a ideia de escrever, com tinta vermelha, sobrenomes populares em peixes vivos expostos no Guizhou Polar Ocean World. A estratégia chamou atenção, como se previa, mas não da maneira como o aquário desejava.
Sobrenomes comuns na China foram pintados no corpo dos peixes do aquário. (Fonte: Global Times)
Amarelos como ouro, os peixes foram pintados de vermelho brilhante e rapidamente fotos e vídeos viralizaram nas redes sociais. A reação? Críticas e mais críticas. "Me deixe escrever Wang em seu rosto", dizia uma internauta. "Não é prejudicial aos humanos, mas como vocês podem ter certeza de que não é prejudicial aos peixes?", questionou outra.
Após toda a repercussão negativa, o aquário divulgou uma declaração afirmando que o tanque de peixes exóticos era deixado de lado pelos visitantes, então a ação o tornou mais atraente. Para chamar ainda mais atenção, além da tinta vermelha brilhante, o Guizhou Polar Ocean World fixou um cartaz que dizia: "Você consegue descobrir em qual peixe está o seu sobrenome?".
As pessoas até aceitaram o desafio, mas em seguida as imagens inundaram a internet. Como justificativa, o aquário afirmou que utilizava apenas corantes alimentares para não machucar os peixes.
"É um truque tão barato ganhar dinheiro com os visitantes", escreveu um internauta. A acusação era de que o aquário estava utilizando sofrimento animal para "extrair" ainda mais dinheiro.
Para os chineses, definitivamente, não vale tudo para atrair o público.