Ciência
24/07/2020 às 12:00•2 min de leitura
Quando grandes chefs afirmam que cozinhar é uma arte, não há motivo para questionar uma conclusão tão correta. E o mais recente destaque culinário que está tomando as redes sociais são os fantásticos bolos com temática marinha que alcançam a perfeição.
Reproduzindo ilhas, praias e uma grande variedade de territórios litorâneos, é impossível não encarar as produções por alguns instantes sem ao menos questionar se, de fato, são bolos de verdade.
(Fonte: Dolnyk.art.cake/Instagram)
(Fonte: Dolnyk.art.cake/Instagram)
Com a utilização de ingredientes básicos da cozinha, bastante corante, componentes gelatinosos e, logicamente, uma habilidade manual incomparável, é possível recriar cada fração de uma pequena ilha, como rochas, areias com diversas colorações, palmeiras, montanhas e ruínas.
Contudo, é inegável que o grande charme dos bolos fica por conta das regiões marinhas, ricas em detalhes e capazes de transmitir um realismo absurdo.
"Fui para uma escola de culinária, mas também aprendi muito online. Adorei e salvei na minha pasta 'Projetos futuros' (todos os artistas de bolos têm um), mas não consegui tempo para experimentar e fazer um antes da quarentena", comentou Jessica, confeiteira especialista na área e dona do pólo gastronômico Paladarte, em El Salvador, ao explicar que buscou inspiração em um modelo de sereias que viu em 2019.
(Fonte: Paladarte/Instagram)
(Fonte: Paladarte/Instagram)
(Fonte: Paladarte/Instagram)
Com um canal próprio no YouTube, Jessica ensina como produzir as esculturas, e explicando que por mais que pareça fácil, a realidade é bem diferente. "Ao assar este bolo, o importante era encontrar a consistência certa para a geleia (eu moro em um país super quente) sem sacrificar o sabor. Um bolo deve só ser bonito, mas também saboroso", conclui.
(Fonte: Svetlana.sweetmagic_osnk/Instagram)
(Fonte: Lovely_cake.bnd/Instagram)
O conceito de recortes marinhos comestíveis é uma extensão das invenções dos incríveis bolos de geleia 3D da malaia Siew Heng Boon, uma referência quando o assunto é doces exóticos.
(Fonte: Sweet_land_cake/Instagram)
(Fonte: Dolnyk.art.cake/Instagram)
Como ainda não é possível comê-los, só o que podemos fazer é apreciar cada detalhe desses incríveis trabalhos.