Artes/cultura
23/10/2020 às 08:00•2 min de leitura
Comer não é só essencial, como também um dos maiores prazeres da vida. Não há nada melhor do que aproveitar seu prato favorito após um dia estressante ou preparar algo gostoso para aproveitar o final de semana com amigos ou família. Contudo, existem algumas coisas sobre alimentos que é melhor não ficarmos sabendo, mas se a sua curiosidade é maior do que seu nojinho, então confira abaixo uma lista com cinco fatos que podem revirar o estômago.
Isso ocorre porque o úbere, parte da qual sai o leite, fica logo abaixo do ânus das vacas, e mesmo sendo limpos antes dos produtores acoplarem as máquinas para ordenha, isso não significa que elas vão parar de fazer suas necessidades ao longo do dia. Para nossa sorte e felicidade, o processo de pasteurização ajuda a desconstruir microrganismos nocivos e retirar parte desse “ingrediente extra”.
Crianças com menos de um ano não devem consumir mel, isso porque a substância contém esporos de uma bactéria capaz de produzir um dos venenos possivelmente mais letais que a humanidade já viu.
O Casu marzu é uma iguaria tradicional da Sardenha, na Itália, sendo produzido com leite de ovelhas e larvas vivas de moscas em maturação. Este queijo é considerado ilegal por motivos sanitários, mas pode ser facilmente encontrado no mercado negro sardo.
O interessante é que seu nome realmente significa “queijo podre”, isso porque sua fermentação vai além do normal, com seu sabor e textura macia sendo o resultado da ação digestiva dos insetos presentes nele.
Alguns alimentos e doces utilizam uma substância chamada goma-laca para ficarem mais brilhantes. Porém, a resina é um produto da secreção de um besouro da espécie Kerria laca. Ou seja, se este produto natural não é para o seu gosto, melhor começar a ficar de olho nas embalagens das sobremesas que você compra…
Uni, o caríssimo sushi de ouriço-do-mar, é considerado uma iguaria fenomenal. Mas o que muitos não devem saber é que ele é feito com as gônadas do invertebrado marinho, que basicamente são os órgãos do sistema endócrino responsáveis pela produção de células e hormônios sexuais.