Estilo de vida
05/12/2020 às 03:00•2 min de leitura
Segurança alimentar é uma responsabilidade de todos, não importa se estamos cozinhando apenas para nós mesmos ou para outras pessoas. Contudo, infelizmente há muita informação equivocada a respeito disso.
Para utilidade pública, aqui estão algumas das mais importantes informações sobre comida e alimentação segura, reunidas em cinco fatos que todos nós deveríamos saber.
Um estudo realizado na Queen Mary University of London pelo Dr. Ronald Carter demonstrou que bactérias podem se acoplar à comida assim que ela toca o chão. Outros estudos similares também já foram realizados e tiveram o mesmo resultado: é um mito mesmo!
Ao mergulhar uma batata frita no molho e depois repetir o processo, ela já está com a sua saliva, então se outra pessoa for fazer o mesmo, terá contato com todos os seus vírus e bactérias.
Quando a tábua de cortar alimentos fica com arranhões, bactérias se juntam dentro deles. Não adianta lavar, o ideal é trocar as tábuas da cozinha com frequência.
Prefira tábuas de vidro e outros materiais que não apresentam o risco de arranhar.
Quaisquer sobras de refeições que você guardar na geladeira devem ser consumidas em até 3 ou 4 dias. Depois disso, a comida concentra bactérias que podem fazer mal à saúde, mesmo que ela não tenha cheiro ou gosto ruim.
Como muitas pessoas limpam este compartimento com pouca frequência, estudos apontaram que a gaveta da geladeira é geralmente um dos lugares mais sujos das cozinhas.
É importante sempre lavá-la, se possível com água quente e sabão em abundância.