Ciência
15/12/2020 às 05:00•2 min de leitura
Quem tem animais de estimação sabe que por mais que eles possam ser fofos e amorosos, também podem fazer bagunça e dar muito trabalho. Por isso, pode ser difícil imaginar a vida de Wen Junhong: a chinesa de 68 anos vive com mais de 1300 cachorros, 100 gatos e quatro cavalos, além de vários coelhos e pássaros. Wen Junhong resgatou seu primeiro cachorro da rua há vinte anos, e desde então ela não parou de adotar animais abandonados.
Wen leva uma vida regrada: todos os dias ela levanta às 4 da manhã e limpa as gaiolas, de onde são retirados de 20 a 30 barris de lixo diariamente. Depois, ela cozinha mais de 500 quilos de arroz, vegetais e carnes para os animais. A chinesa justifica a quantidade de adoções dizendo que nas ruas os cães enfrentam muitos riscos, incluindo acidentes de carro ou a captura pelo comércio de carne de cachorro, enquanto em sua casa eles permanecem saudáveis.
A chinesa tenta encontrar novos donos para adotar os animais sob a sua guarda, mas ela diz que essa não é uma tarefa fácil. Seu trabalho de resgate ficou conhecido na cidade de Xunquim, e isso atraiu pessoas que abandonam novos cachorros regularmente em frente ao seu portão. A cada novo animal que é abrigado em sua casa, menos espaço eles têm coletivamente. Isso levou muitos defensores de animais a criticarem a condição em que os animais vivem, mas ela defende ser preciso mantê-los engaiolados para evitar brigas.
Cuidar de tantos animais exige um grande gasto financeiro. Por isso, Wen precisou vender seu apartamento, fez vários empréstimos e utiliza toda a sua pensão e economias que fez ao longo da vida. Ela também recebe doações de alguns de seus seguidores em redes sociais. Felizmente ela não precisa fazer todo o trabalho sozinha: a chinesa tem uma equipe de seis voluntários que ajudam a cuidar das centenas de animais. A tarefa não é fácil, e todos têm marcas de arranhões e mordidas para provar.