Artes/cultura
30/01/2021 às 04:00•2 min de leitura
Minmin Chang, uma cozinheira autodidata de Taiwan, está fazendo sucesso nas mídias sociais após compartilhar no Facebook as fotos de seus bolinhos em forma de peixe, incrivelmente parecidos com o peixe-palhaço, aquele do protagonista do filme Procurando Nemo.
A cozinheira não apenas postou fotos absolutamente adoráveis, como divulgou junto as instruções detalhadas de como prepará-los. A grande questão sobre os peixinhos é que, por mais gostosos que eles possam ser, muita gente se recusa a comê-los simplesmente porque eles são… muito fofinhos.
Quando Chang publicou seus primeiros “peixes” no Facebook, a foto recebeu mais de 40 mil curtidas e mais de 8 mil comentários. A partir daí, eles passaram a ser replicados em outras redes sociais, o que despertou a curiosidade de muitas pessoas para saber a receita daquela maravilha, e, principalmente, como preparar os bolinhos.
Embora traduzir diretamente do mandarim seja uma tarefa difícil, algumas informações da receita foram divulgadas pelo site Bored Panda: os peixinhos são feitos com uma mistura de carne de porco picada, camarão, castanha d’água, alho e coentro. Cada peixe é moldado à mão, utilizando-se pequenas ferramentas como um canudo, um kuai-tzu (aquele pauzinho que se chama hashi no Japão) e uma tesoura.
Primeiramente, a artista da culinária prepara um massa com os ingredientes, deixando-a descansar sob um pano úmido por 10 minutos. Em seguida, ela alisa a massa com a lâmina de uma faca grande e aplica um corante de alimentos. Aí, basta moldar os peixes, um a um, e fervê-los ou cozinhá-los no vapor.
A grande questão é a forma com a qual Chang manipula a massa para atingir essa forma perfeita e irresistível. A cozinheira, que é professora de pintura em aquarela e cozinha apenas nas horas vagas, está pensando em fazer vídeos, ensinando os segredos de suas criações. Vamos aguardar.