Ciência
02/06/2021 às 13:00•2 min de leitura
Cozinhar não é apenas uma arte milenar, mas uma atividade importante que contribui para o bem-estar diário e para melhorias em relação à saúde e à satisfação pessoal. Confira abaixo algumas dicas de chefes profissionais para você melhorar sua culinária e não ficar na mão ao ter que lidar com preparos que exigem um pouco mais de atenção aos processos.
(Fonte: Vecteezy / Reprodução)
Temperar cebolas refogadas com sal elimina seu forte cheiro e também acelera seu cozimento.
(Fonte: Lisovskaya - iStock / Reprodução)
Após retirar o bife para descongelar, não o coloque direto para assar. Em vez disso, deixe ele atingir a temperatura ambiente para que possa cozinhar de forma uniforme em sua crosta e no interior.
(Fonte: Motion Array / Reprodução)
Problemas com as medidas de sal? Bom, para evitar os riscos de colocar muito ou pouco tempero de uma vez nos pratos, experimente adicionar aos poucos enquanto cozinha, polvilhando de forma uniforme em toda a superfície do alimento.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
Muito se questiona sobre a participação do açúcar como tempero de pratos salgados, mas ele é muito importante para a neutralização do gosto azedo, especialmente se for adicionado de forma regrada, sem excessos e na combinação correta dos elementos.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
Muitos costumam levar o macarrão ao molho apenas quando ele está pronto, perdendo um pouco em consistência, sabor e temperatura muitas vezes sem sequer perceber. Adicionar o macarrão ao molho pouco antes dele ficar pronto faz com que a massa absorva mais sabores, ganhe em suculência e ainda permita correções, caso ela não esteja no ponto ideal.
(Fonte: Tramontina / Reprodução)
O revestimento da frigideira antiaderente evita que carnes ganhem texturas mais crocantes. Em vez de utilizá-las, cozinhe com panelas que você usa para ovos e frituras, pois elas garantem um melhor aproveitamento das peles de carnes.
(Fonte: Photo Stock Editor / Reprodução)
Na hora de refogar ou infundir seu prato, coloque a cebola em primeiro lugar, já que é o tempero que mais demora para atingir o ponto e sabor ideais.
(Fonte: iStock / Reprodução)
Nunca utilize os mesmos processos para cozinhar carnes. Em períodos mais curtos, invista em lombinhos e bifes, e em períodos mais longos, utilize cortes como assados e peito.